terça-feira, 4 de abril de 2017

Mutirão contra a febre amarela no CS Marco Antônio de Menezes



Há cerca de 15 dias os ACS´s do Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes começaram uma ação porta a porta na área de abrangência da unidade. O objetivo é verificar os cartões de vacina dos moradores e, em caso de necessidade, orientá-los a procurar o Centro de Saúde para a atualização das vacinas, principalmente da febre amarela.

Rosana Márcia dos Santos, ACS do Centro de Saúde atua na região da Vila da Matinha. Disse que “as pessoas estão sendo muito receptivas e atenciosas às orientações. Temos percebido que a maior parte da população não está imunizada, apesar de toda a campanha e todo o nosso trabalho. Um dos maiores problemas que detectamos é que a população não vê o cartão de vacina como um documento importante. Eles não percebem que ali consta toda a história de imunização e a importância disso e por isso não tem preocupação em guardar. Quando surge algum problema, tem que apelar para a memória, que nem sempre funciona”.


Ao abordarem o morador, mesmo quando ele fala que já foi vacinado, se percebem que a pessoa não tem muita segurança, repassam as orientações e encaminham ao Centro de Saúde.

Como o trabalho é desenvolvido de 2ª à 6ª feira muitas vezes os moradores não são encontrados. Nesses casos o ACS deixa no local um papel com as orientações para procurar a unidade básica de saúde.

Rosana reforça que a vacina contra febre amarela faz parte do quadro vacinal e está disponível em todas as unidades durante todo o ano. O problema é que as pessoas só lembram de vacinar quando surge algum problema. 

Esta ação está sendo desenvolvida em toda a Regional Leste, mas com um foco maior nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde Marco Antônio de Menezes, Pompeia, Horto, Paraíso, São Geraldo e São José Operário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário