terça-feira, 11 de abril de 2017

Regional Leste promove atividades para comemorar o Dia Mundial da Saúde



Na manhã de sexta-feira (7), no auditório da Regional Leste, no bairro Floresta, o Dia Mundial da Saúde foi comemorado com atividades especiais para os servidores. O evento teve o objetivo de promover a saúde, abrangendo fatores físicos e psicológicos com aulas e palestras conduzidas por profissionais de saúde da Regional Leste. Ao final do evento foi oferecido um lanche saudável, com frutas e suco para cerca de 60 participantes. Também foram distribuídas cartilhas com orientações alinhadas com os assuntos tratados no evento, que foi organizado pela Gerência de Atenção à Saúde Leste (GERASA-L) com a coordenação de Ana Cecília e Vanda Bicalho.


As atividades foram iniciadas com uma aula de Lian gong, ministrada por Vanda Bicalho, educadora física da GERASA-L. Lian gong é uma prática oriental de exercícios corporais que integra tradições milenares das artes corporais chinesas com conceitos da medicina ocidental. A técnica de exercícios visa prevenir e tratar dores no corpo.   

O psicólogo Carlos Alberto, que trabalha nos Centros de Saúde Mariano de Abreu e São Geraldo, contribuiu com uma palestra sobre depressão, esclarecendo pontos importantes sobre a doença, como seus reais sintomas, causas e formas de prevenção.


O evento também contou com a participação da nutricionista Jacqueline Stefânia, que trabalha no Núcleo de Acompanhamento Sócio Funcional (NASF). Ela falou sobre os problemas dos hábitos alimentares do mundo moderno, que desencadeiam doenças físicas e mentais. 

“A palestra nos estimulou a ter novos e melhores hábitos no dia a dia. Eu acho muito importante ter esse tipo de atividade no local de serviço, porque muitas vezes as pessoas não têm conhecimento aprofundado dos assuntos tratados aqui hoje”, disse Ana Flávia, servidora que atua na GERASA-L.


Ao final das atividades, a educadora física Danielle Aparecida conduziu uma aula de Zumba, atividade fitness inspirada na dança latina. Os servidores puderam fechar o Dia Mundial da Saúde se exercitando e ao mesmo tempo se divertindo.  

“Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde”, comentou Ana Cecília, fonoaudióloga da GERASA.


Centros de Saúde também recebem atividades especiais

Durante a semana, os Centros de Saúde Vera Cruz e Mariano de Abreu também contaram com programação especial. 

Na quarta-feira (5), o CS Vera Cruz realizou a pré-conferência regional de saúde, que levantou discussões que serão levadas para a 14ª Conferência Municipal de Saúde que tem como tema “SUS: nenhum direito a menos”. Após a plenária, os usuários participaram de uma aula de exercícios anaeróbicos que tem como objetivo melhorar e desenvolver a aptidão neuromuscular, ou seja, fatores como força, coordenação motora e resistência.

“A prática regular de exercícios físicos traz benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Portanto, no Dia Mundial da Saúde ela tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de atividade física”, disse Bruno Ramalho, educador físico que coordenou as atividades no CS Vera Cruz.


Na quinta-feira (6), moradores do Mariano de Abreu participaram da aula de Zumba com a professora Danielle Aparecida. A atividade já é tradicional para os usuários do centro, mas nesse dia contou com uma atividade extra. A fonoaudióloga Andressa Garibaldi, realizou uma palestra prática sobre exercícios específicos que trabalham a estética da área facial. 

“Focamos na prevenção e fonoaudiologia estética, que trabalha os músculos da face. Com exercícios de força e resistência a gente pode minimizar linhas de expressão, papadas, e isso eleva a autoestima da mulher”, comentou Andressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário