terça-feira, 17 de março de 2015

URS Saudade completa 50 anos de serviços prestados às crianças


      Com meio século de funcionamento, comemorado no último dia 5 de março, a Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade (Rua Juramento, 1.464, bairro Saudade), que fica na região Leste da capital, se destaca não só pela importância dos serviços prestados às crianças de Belo Horizonte, mas também àquelas que moram em outros municípios mineiros e que precisam de consultas especializadas.

      A mais antiga URS de Belo Horizonte oferece consultas em diversas especialidades, ambulatórios especiais, serviço de apoio ao aleitamento materno, posto de coleta de leite humano, exames e vacinação. Hoje, 30% dos usuários atendidos pela URS Saudade são encaminhados por outros municípios. A URS conta com 108 servidores e atende demandas encaminhadas pelos 147 centros de saúde da capital.
     Segundo a gerente da unidade, Maria Angélica Rezende, a URS é referência para a população de todo o estado. “São oferecidas várias especialidades pediátricas. É um privilégio fazer parte dessa equipe tão importante para as crianças da capital”, destaca a gerente.

      Para o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Marcos Mendes, é uma unidade de referência para toda a rede primária de Belo Horizonte. “Está localizada na região Leste, mas atende crianças de toda a cidade e de outros municípios. Foi uma unidade pioneira, que contribui para a saúde pública da população, com atendimento de várias especialidades”, comentou.
    O eletricista Lúcio Camargos, de 47 anos, morador do bairro Vera Cruz, destaca a importância da URS para a saúde de seu filho. “Meu filho nasceu prematuro e desde 2012 venho com frequência aqui para ele ser atendido pela pediatra. A URS é muito importante para a saúde dele, porque ele é atendido por profissionais de várias especialidades. Em vez de ir a lugares diferentes, venho aqui e resolvo tudo”, comentou.

Histórico
    O Posto de Assistência Médica (PAM) Saudade começou a funcionar em um dos prédios da fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia) em 1965. Durante a década de 1970, foi criado o Ambulatório Antônio Chagas Diniz, onde desde então funciona a unidade. Em 1993, com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi municipalizado e a Prefeitura de Belo Horizonte assumiu a gestão do serviço. A URS funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário