terça-feira, 10 de março de 2015

Prefeitura inaugura mais uma escola por meio de Parceria Público Privada

Mais uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) foi entregue em Belo Horizonte. A Emef Doutor Júlio Soares (Rua São Vicente, 200, Bairro Granja de Freitas, na região Leste), segunda construída por meio da Parceria Público-Privada da Educação, ganhou instalações maiores e teve a capacidade de atendimento duplicada. No antigo prédio, situado na mesma rua, a unidade tinha 480 alunos matriculados do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental. Agora, a escola está preparada para receber até 1.090 alunos, do primeiro ao nono ano, oferecendo, assim, o ensino fundamental completo. A antiga sede da escola continuará sendo usada para fins educacionais.


“Esta é mais uma conquista da comunidade, que está em consonância com o compromisso da Prefeitura de expandir a rede municipal de ensino”, ressaltou o prefeito Marcio Lacerda, durante a cerimônia de inauguração, realizada no sábado, dia 7. Secretária municipal de Educação, Sueli Baliza comemorou a ampliação da capacidade e ressaltou a importância dos programas municipais implantados na escola. “Essa Emef tem hoje 1.050 alunos, sendo 850 do ensino fundamental e 200 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Temos hoje 650 alunos desta escola participando do programa Escola Integrada, um trabalho sério que amplia o horário da escola e proporciona diversas atividades para nossos alunos”, disse.

Em atividade desde o início deste ano letivo, a Emef Doutor Júlio Soares desenvolve todos os programas da Rede Municipal de Educação que se pautam no trabalho intersetorial voltado ao desenvolvimento da aprendizagem integrada, oferecendo programas e projetos não só para os alunos, mas também para a comunidade do entorno, com atividades esportivas, culturais e de lazer, por meio dos programas Escola Integrada, Escola Aberta, Escola nas Férias, Saúde na Escola e Família-Escola.

Estrutura

“Como mãe de alunos desta escola posso afirmar que melhorou muito. Cabe a nós, pais, ajudarmos a cuidar da escola dos nossos filhos para que ela seja conservada assim por muito tempo”, expôs Juliana Guimarães de Oliveira, mãe de alunos da Emef. O prédio, de linhas arrojadas, tem 4.500 metros quadrados de área construída, compreendendo a estrutura central da escola, ginásio esportivo e outras edificações auxiliares. No primeiro pavimento do prédio escolar funciona a cozinha, com áreas próprias para recebimento e estocagem de alimentos, preparo, cocção e distribuição das refeições, refeitório, despensa seca e despensa fria, vestiários, instalações sanitárias, pátio coberto, pátio descoberto, sala multiuso, sala de computação, auditório, depósitos, sala de apoio à escola integrada e laboratório.

No segundo pavimento existem sete salas de aula, vestiários, biblioteca, sala multiuso e de apoio à biblioteca, sala para secretaria, mecanografia e almoxarifado. A escola possui, ainda, um terceiro pavimento com nove salas de aula, vestiários e salas para professores, diretoria, vice-diretoria e coordenação. Na área externa a escola dispõe de estacionamento para funcionários, um ginásio poliesportivo coberto, uma quadra descoberta e um gramado. Todos os espaços foram pensados levando em conta a acessibilidade, como rampas para pessoas com deficiência.

O investimento na construção da Emef Doutor Júlio Soares foi de R$ 12 milhões, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação firmada entre a Prefeitura e a Inova BH Odebrecht. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário