quarta-feira, 2 de abril de 2014

Programa de Microcrédito é apresentado para moradores da Região Leste


        Representantes da Caixa­ E­co­nômica Federal apresentaram­ durante um evento em março, no auditório da Regional Leste, no bairro Floresta, o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado. O encontro contou com as presenças da gerente regional de Políticas Sociais, Fátima Félix, de membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMADE) e de cerca de 75 moradores da região.

     O programa, também conhecido como Crescer, tem como objetivo incentivar o crescimento de micros e pequenos negócios por meio da concessão de crédito para empreendedores de baixa renda, oferecendo uma série de vantagens como taxas de juros menores. De acordo com Fátima Felix, a intenção é melhorar o empreendedorismo na região Leste.
      A Prefeitura de Belo Horizonte cederá um espaço nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da região Leste e apoiará as instituições parceiras na articulação das lideranças locais e no mapea­mento dos micros e pequenos estabelecimentos. A equipe de atendimento será formada por jovens contratados das próprias comunidades e os pequenos empresários serão atendidos no local onde sua atividade produtiva é executada.
       Rosana Ribeiro, de 58 anos, gostou muito das vantagens oferecidas pelo programa Crescer e pretende abrir uma confeitaria que já tem um nome escolhido, Doce Sonho. A moradora do bairro Santa Efigênia está animada com as facilidades de concessão de crédito apresentadas pela Caixa. “Os equipamentos de cozinha e o espaço eu já tenho, mas preciso fazer uma reforma na estrutura do local”, comentou. Rosana já recebeu propostas para abrir a Confeitaria Doce Sonho em sociedade, mas recusou alegando querer ser dona do próprio negócio.
       A gerente de Apoio a Micro e Pequenas Empresas da SMADE, Tânia Mara Santos, disse que a atuação da Prefeitura de Belo Horizonte no Crescer é fundamental, pois cada local tem sua especificidade. “Nós queremos atender empreendedores em potencial em cada comunidade a fim de fortalecer e dinamizar a economia local”, afirmou. O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Sousa, destacou a importância da descentralização econômica da cidade. “Além de aumentar a geração de renda local, pretendemos fazer com que os setores de comércio e serviços cresçam e se espalhem nas demais regiões da capital e não somente no hipercentro”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário