quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Escolas municipais da região Leste alcançam metas do Ideb

As escolas municipais da região Leste tiveram um aumento considerável nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados no segundo semestre deste ano. Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é calculado a cada dois anos e mede a qualidade das escolas da rede pública de ensino, por meio de cálculos baseados no desempenho dos estudantes em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

Oitenta e cinco por cento das escolas municipais da região, dos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 78% das escolas municipais da região dos anos finais (6° ao 9°) atingiram ou superaram a meta do Ideb de 2011. Gerente regional de Educação, José Eduardo Silva Vidigal explica que os números favoráveis são resultado do esforço de todos os servidores do setor. "A meta para o Ideb 2013 foi alcançada já em 2011. Várias ações têm sido realizadas, entre elas a implantação da Escola Integrada e do Reforço Escolar, além do monitoramento da aprendizagem", comentou.

Entre as diversas ações realizadas pela equipe da Gerência de Educação, destaque para o já tradicional Torneio de Xadrez, que chegou à sexta edição e foi disputado no fim de novembro na Escola Municipal Israel Pinheiro, no Alto Vera Cruz. Após uma pré-seleção em 11 escolas da região, o evento contou com a participação de 151 alunos.

Vice-diretora da escola Israel Pinheiro, Márcia Dolabela dos Santos, ressalta que o xadrez aumenta a capacidade de concentração dos alunos. "O xadrez contribui para o aumento do nível de consciência, concentração e raciocínio. Além disso, é uma atividade socializante", comentou.

O aluno Douglas de Souza, de 15 anos, morador da Vila Fazendinha, explica que aprender a jogar xadrez contribuiu para o seu aprendizado em sala de aula. "Quando estava começando no xadrez sabia que tinha que ter muita atenção para não errar. Acabei levando isso também para os meus estudos. Sou mais cuidadoso quando a professora está explicando a matéria, quando tenho que fazer as contas de matemática e na hora da prova fico mais atento", relatou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário