sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Estacionamento rotativo liberado durante o Carnaval de BH 2017

FONTE: Assessoria de Comunicação da BHTRANS


Nos dias 18/2 (sábado de pré-carnaval), 25/2 (sábado de carnaval) e 27/2 (segunda-feira de carnaval), as áreas de Rotativo serão liberadas para estacionamento sem a necessidade de utilização do talão. Como já acontece habitualmente, nos domingos (19/2 e 26/2) e feriado (28/2) não será necessário o uso do talão. A Portaria BHTRANS DSV 001/2017, que autorizou a liberação, foi publicada na edição do dia 10/2 do Diário Oficial do Município
  
Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 21.313 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 98.680 oportunidades de estacionamento em 827 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,10 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 490 postos de venda credenciados da capital.

O Estacionamento Rotativo tem por objetivo aumentar a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribuindo para o aumento da fluidez do trânsito. O Rotativo é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. Sua proposta é garantir a rotatividade, ou seja, multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos. É um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. O Rotativo permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas com grande demanda, como a Região Hospitalar, Hipercentro, Savassi e Barro Preto, atendendo, assim, às necessidades da cidade.

Para implantação do Rotativo e definição dos tempos de permanência são realizadas pesquisas em campo que permitem conhecer as características principais do local, identificando o tempo de permanência dos veículos, ocupação das vagas, a presença de veículos estacionados irregularmente, além da demanda apresentada em outras regulamentações, tais como carga e descarga, táxi, motos, dentre outras. Além disso, analisa-se o uso e ocupação do solo, identificando as atividades desenvolvidas e os pólos significativos geradores de demanda.

A receita líquida do Estacionamento Rotativo é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha é liberado aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso do talão do rotativo.

LEMBRE-SE: SE BEBER, NÃO DIRIJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário