Entre os dias 23 a 27 de janeiro foi realizada no auditório da
Regional Leste, no bairro Floresta, uma
formação para os auxiliares de apoio à
inclusão. A capacitação contou com a participação de cerca de 90 profissionais
que acompanham crianças com deficiência nas diversas escolas da regional. Durante
a semana, foram realizadas palestras, apresentações em vídeos e simulações.
Textos para leitura também foram passados aos auxiliares, que puderem atualizar
e aperfeiçoar os seus conhecimentos acerca do trabalho que realizam. A formação
ainda teve a contribuição de uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional,
que palestraram com o objetivo de melhorar o trato com
os estudantes nas escolas em questões práticas como postura física e
deslocamento.
O
programa de capacitação para profissionais de apoio a inclusão é uma iniciativa
que converge com a política de educação inclusiva praticada pelo município de
Belo Horizonte. Desde que essa política começou a ser praticada, a orientação é
que alunos com deficiência sejam matriculados em escolas regulares e não mais
em escolas especiais, com o objetivo de que jovens e crianças, com ou sem
deficiência, possam estudar juntos, interagindo, trocando experiências e possibilitando
o estabelecimento de uma sociedade mais inclusiva.
O
sistema escolar municipal passou por processos de adequação para tornar
possível essa política de inclusão. Diversas mudanças foram realizadas para que
o ambiente escolar se torne acessível para alunos com deficiência. As escolas
não podem apresentar barreiras físicas para os estudantes e todo o processo de
comunicação interpessoal, bem como as metodologias de ensino e materiais
utilizados, deve ser acessível para todos os alunos.
A
figura do auxiliar de apoio a inclusão é um fator preponderante na execução da
educação inclusiva. Com a exigência mínima de formação no ensino médio, os
auxiliares possuem funções específicas no dia a dia, acompanhando os alunos nas
atividades que precisam ser realizadas, como higiene, alimentação e locomoção,
e também dando suporte aos professores nas tarefas propostas em sala de aula.
“O
município começou a perceber que não bastava colocar esses estudantes dentro da
escola. A gente precisava discutir com os professores uma forma para que esses
alunos não apenas sejam integrados, mas que sejam realmente incluídos,
participando de todos os espaços e atividades da escola”, disse Ângela Doro,
coordenadora do programa de formação de auxiliares do apoio à inclusão na
Regional Leste.
“Essa
capacitação agrega muito. É uma forma que a gente tem de preparar os auxiliares
para eles estarem dentro da escola e realizar um trabalho sério, com qualidade,
para que as crianças também possam desfrutar do melhor que a escola tem a
oferecer”, comentou Heliana do Socorro que também é coordenadora do programa.
Durante
a semana de formação, foi trabalhado junto aos auxiliares temas como a
diversidade, não só em relação aos tipos de deficiência, mas também no âmbito cultural e social. Foram realizadas
atividades de imersão e vivência, e nesse sentido, o seminário realizado na
quarta-feira (25) foi um dos trabalhos de maior destaque da semana. Os
auxiliares foram divididos em grupos e fizeram apresentações para exemplificar
na prática os conceitos de inclusão. Um dos grupos apresentou uma simulação do trabalho
realizado para que um aluno pudesse participar normalmente das aulas de
educação física sem se diferenciar de colegas que não possuem deficiência. A
atividade proporcionou aos auxiliares uma troca de ideias e experiências,
aumentando o conhecimento acerca de métodos utilizados com diferentes alunos.
Poliana
Gonçalves, que trabalha como auxiliar de apoio à inclusão na Escola Municipal
São Rafael, no bairro Pompéia, comentou sobre a experiência adquirida no
contato com uma aluna que acompanha na escola. “Após eu me deparar com ela pude
ver que hoje tudo é possível, independente das limitações. Hoje ela tem
autonomia, se disponibiliza para fazer
qualquer atividade. Essa semana de capacitação
foi importante para conhecer outros casos que a gente não tem no nosso dia a
dia”, disse.
A
capacitação de profissionais da inclusão é realizada de forma continuada e
durante o ano, novas semanas de formação deverão ser realizadas na Regional
Leste.
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