segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Escola do bairro Pompéia ganha sala de jogos




     Foi inaugurada em agosto a sala de jogos da Escola Municipal São Rafael (Rua Coronel Otávio Diniz, s/nº, bairro Pompéia). A montagem do espaço faz parte do Plano de Melhoria da Aprendizagem (PMA) e vai ser utilizado por todos os alunos, tanto do ensino formal como os da Escola Integrada e os das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram adquiridos vários jogos pedagógicos, matemáticos e de estratégia que serão usados como uma ferramenta de trabalho, com o objetivo de melhorar as habilidades dos alunos.

     Dentro da proposta da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de implantar o PMA, a escola vem desenvolvendo várias ações durante o ano. Além da sala de jogos, a unidade criou a corrida da leitura, quando os alunos se posicionam em uma “pista” e alcançam melhores posições no ranking à medida que aprimoram a capacidade da leitura. Outra atividade é a Feirinha de Trocas, projeto que desenvolve conceitos matemáticos. Nele, os alunos recebem uma moeda, cujo valor depende da atividade desenvolvida e usam esse dinheiro para trocar por objetos expostos na feira. 


     A inauguração da sala de jogos contou com um representante de cada turma da escola, além de professores, membros da direção e representantes da Gerência Regional de Educação Leste. Os alunos conheceram o espaço, as regras para participar e vivenciaram um pouco de tudo que vão usufruir.

     Segundo a diretora da unidade, Noara Resende, foi feito um perfil pedagógico de cada criança e um catálogo de todos os jogos, com o objetivo de cada um. “O professor usa este material e faz uma adequação para cada aluno. O objetivo é aprender brincando, de forma feliz. A sala é uma ação pedagógica que reflete na aprendizagem”, disse. Para que os professores façam uso é preciso apresentar um projeto e agendar horário. Todo o trabalho terá a tutelaria da coordenação pedagógica.
               
Melhorias

     “A relação dos alunos com os professores e os demais profissionais da escola melhorou muito. Hoje, a assembleia de pais, que antes contava com poucos representantes, reúne cerca de 140 pessoas. A escola está mais dinâmica e temos desenvolvido várias atividades, como gincana e teatro”, disse a diretora. Será realizado em breve um concurso entre os alunos para escolher o nome da sala.

     Ana Carolina Esteves, de 8 anos, aluna do segundo ano do 1º Ciclo, gostou da sala. ”Esta é a sala mais linda de todas. Com os jogos vou aprender cada vez mais”, disse. A aluna Samira Aparecida Magalhães, de 11 anos, do 6º ano do segundo ciclo, ressaltou que os alunos devem ajudar a preservar. “Foi uma surpresa muito legal esse espaço. Quero ajudar a cuidar do espaço, não vou deixar nenhum colega meu estragar”, afirmou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário