terça-feira, 11 de agosto de 2015

BH terá mais seis unidades coletoras de leite humano


Belo Horizonte ganhará em breve mais seis unidades coletoras de leite humano. Os postos de coleta fazem parte do projeto Mama Bebê, da Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade (Rua Juramento, 1.464, Saudade), e é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). As unidades coletoras estão em fase de implantação. Serão duas na região Centro-Sul, duas na Leste, uma na Norte e uma no Barreiro. O objetivo do projeto é reduzir a morbimortalidade infantil.

O Mama Bebê teve início em 2004, na URS Saudade, unidade pioneira no Brasil na implantação de posto de coleta de leite humano na atenção secundária. Atualmente, o leite é coletado em 14 centros de saúde e encaminhado para a URS, que repassa o alimento para a Maternidade Odete Valadares, hospital referência em banco de leite em Minas Gerais. Neste ano já foram coletados 112 litros e, em 2014, 175 litros.

Responsável pelo projeto, a enfermeira Maria de Lourdes Miri Megda explica que o leite é destinado a recém-nascidos que não conseguem sugar o peito das mães, aos bebês de baixo peso e aos prematuros. Ela ressalta que o aleitamento materno é uma importante estratégia de saúde pública. “A URS Saudade tem essa missão junto aos seus profissionais e desenvolve o trabalho nas unidades de coleta”, disse. A enfermeira lembra que a doação de leite humano é realizado a partir do desejo da mulher que esteja em aleitamento pleno de seu próprio filho.


Solidariedade

A ideia de ser solidária e contribuir para promover a saúde dos bebês foram os argumentos usados pela enfermeira na abordagem que fez à adolescente B.S.M., de 17 anos, moradora do bairro São Geraldo, que no final de julho levou seu bebê de quatro meses à unidade para verificar as condições de saúde do filho.
Após constatar que estava tudo bem com ela e com o bebê, a adolescente decidiu se tornar uma doadora. “Gostei muito dessa ideia. É uma possibilidade de ajudar outras crianças. Quero ser uma doadora e vou continuar a coletar em casa”, assegurou. A adolescente recebeu as devidas orientações e um kit para a doação, contendo máscara, folder com orientações, touca de cabelo e etiquetas.

A usuária que se interessar em participar deve procurar uma unidade de saúde, passar por avaliação para constatar que está apta para doar e levar os exames recentes, com até seis meses de validade. Ela pode se voluntariar em uma unidade de coleta ou durante uma consulta de rotina no seu centro de saúde de referência. A doadora receberá um pote e os funcionários das unidades repassarão as recomendações para que ela possa fazer a coleta em casa.

O recolhimento do leite é feito pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), que vão até a casa da doadora para buscar o leite e estocar o volume doado no centro de saúde. Posteriormente, o alimento é encaminhado ao URS Saudade, que o reencaminha ao Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares.


Centros de saúde com postos de coleta de leite
• Venda Nova: Venda Nova, Copacabana e Lagoa
• Leste: Alto Vera Cruz, Boa Vista, Granja de Freitas, Paraíso, Clóvis Boechat de Menezes (Pompéia), Novo Horizonte e Taquaril
• Centro-Sul: Cafezal
• Norte: Novo Aarão Reis
• Nordeste: Olavo Albino e Cachoeirinha



Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário