quarta-feira, 29 de julho de 2015

PBH apresenta projeto da Via 710 para moradores das regiões Nordeste e Leste


     Moradores das regiões Nordeste e Leste de Belo Horizonte tiveram a oportunidade, durante reuniões realizadas na última semana, de conhecer um pouco mais sobre o projeto da Via 710, importante obra viária realizada pela Prefeitura. Os encontros, que reuniram cerca de 300 moradores das duas regiões, contaram com a participação de representantes das secretarias regionais, da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).




      A apresentação do projeto ficou por conta do coordenador social da Urbel, Aderbal de Freitas, do engenheiro da Sudecap, Ronaldo Romão da Silva, e do representante do setor jurídico da Sudecap, Marconi Toffalini. Os técnicos da administração municipal prestaram esclarecimentos relacionados à abertura de vias, construção de trincheiras, desapropriações, remoção de famílias e reassentamento. O novo corredor viário, que começa na Avenida dos Andradas, na região Leste, e termina na Avenida Cristiano Machado, na região Nordeste, terá cinco quilômetros de extensão e alta capacidade de tráfego, ligando as duas regiões sem passar pelo Centro.

      Durante a reunião com moradores da região Nordeste, na quinta, dia 23, no bairro Fernão Dias, o secretário regional, Ricardo Ângelo, ressaltou a importância da obra e a oportunidade proporcionada pelos encontros de discussão do projeto. “Esta é uma reunião de extrema importância não só para a comunidade, como também para a Prefeitura, porque é uma oportunidade de apresentar o projeto e ouvir os moradores que serão diretamente afetados e beneficiados pela construção da Via 710. Uma obra deste porte precisa ser discutida com a comunidade”, destacou.



      A importância da reunião também foi salientada por Nestor Eustáquio da Cruz, morador do bairro Santa Inês, que participou da reunião da região Leste, na terça, dia 21, no bairro São Geraldo. “A reunião foi muito boa e o número de pessoas que compareceu mostra o quanto a população está interessada no assunto. Essa obra trará grandes melhorias para a região”, disse. O presidente da Associação de Moradores do bairro Dom Joaquim, José Carlos da Silva, também aprovou a reunião e ressaltou a importância de levar o assunto para discussões menores dentro da própria comunidade. “Acho importante a reunião aqui, mas penso que devemos levar o projeto para reuniões menores com os moradores dentro das associações de bairros, porque precisamos entender melhor tudo que está no projeto. Temos consciência da importância da obra, por isso é tão importante discutir e esclarecer todas as dúvidas”, comentou.
 
Via 710

      A implantação da Via 710 é mais um passo para a melhoria da mobilidade urbana na capital, pois criará novas possibilidades de deslocamento sem impactar a área central da cidade, ampliando o campo de ação e a eficiência do sistema de transporte público. Além de interligar bairros das regiões Leste e Nordeste, o corredor facilitará o acesso à região Norte de Belo Horizonte e funcionará como trajeto alternativo à Cidade Administrativa, beneficiando cerca de 730 mil pessoas.

      Monsenhor Lídio de Miranda Murta, morador do bairro Santa Inês, disse estar ansioso para a conclusão da obra. “Problemas com espaços ociosos da região serão solucionados e haverá uma integração entre moradores das áreas beneficiadas. Quero que a obra fique pronta logo”, afirma.


Fonte: Gestão Compartilhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário