quarta-feira, 8 de abril de 2015

URS Sagrada Família treina servidores para a prevenção e combate a incêndio

        Cerca de 80 servidores da Unidade de Referência Secundária Sagrada Família (URS), localizada na Rua Joaquim Felício, 141, bairro Sagrada Família, participaram de um treinamento de prevenção e combate a incêndio, ministrado por técnicos da Gerência de Engenharia e Segurança do Trabalho. O objetivo foi instruir cada servidor com os conhecimentos básicos para sair de situações de risco, seja no trabalho ou em casa.
        O curso foi dividido em duas partes: na primeira, teórica, foram abordadas questões como as causas mais frequentes de incêndio, prevenção, como agir e combater, além de explicar como funciona e a que tipo de incêndio se destina cada tipo de extintor. Depois, foi a vez da aula prática. Os servidores foram organizados em fila e desceram as escadas sem se dispersarem, simulando uma situação de incêndio. No estacionamento do prédio, em um local aberto e seguro, os participantes foram orientados e acompanhados individualmente a apagar um foco de incêndio, projetado pela equipe técnica. Ao final do treinamento, todos receberam certificado de participação.

      O técnico de Segurança do Trabalho da Regional Leste, Antônio Santos Fonseca Oliveira, explica o que motivou a iniciativa: “Percebermos que as pessoas são leigas nesse assunto e o conhecimento pode ser o diferencial numa situação real. É muito importante saber como agir em um incêndio, porém mais importante ainda é saber”, enfatizou.
      A gerente da Central de Esterilização Leste, Patrícia Maria Werkhaizer Segolin, participou do curso e reconheceu a necessidade de os servidores estarem bem preparados para situações de emergência. “No prédio, existem maquinários a vapor e elétricos, e pode acontecer uma situação real. Deu para assimilar dicas básicas, porém fundamentais para sobrevivência”, disse.

Um comentário: