terça-feira, 3 de março de 2015

Agente comunitária de saúde tira nota máxima na redação do Enem



A agente comunitária de saúde (ACS) do Centro de Saúde São Geraldo, localizado na região Leste, Rosilene Francisco Carneiro Fonseca, foi uma das 250 pessoas entre as 9,5 milhões inscritas a obter nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A servidora trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte há 12 anos e acompanha cerca de 298 famílias por meio do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros São Geraldo e Boa Vista.

A experiência foi determinante em seu resultado. Sem ter estudado para as provas, ela afirma que a experiência adquirida no trabalho foi essencial na hora de elaborar o texto. “Tudo que você aprende é válido. Eu aprendo muito com as famílias que visito”, disse. A redação teve como tema "Publicidade infantil em questão no Brasil" e a servidora falou sobre a importância de um bom relacionamento dentro do ambiente familiar, com base no que presencia diariamente.

Formada no ensino médio há mais de 30 anos, Rosilene faz questão de aprimorar seus conhecimentos anualmente por meio do Enem. Sempre em busca de aprender algo novo, já concluiu cursos de Libras e de Técnico em Enfermagem, além de vários outros on-line. Apaixonada pela língua portuguesa e ávida leitora, lembra sua reação ao ver o resultado satisfatório. “Não acreditei quando vi. Pensei que tivessem colocado a nota errada. Só quando meu filho falou novamente que pensei que realmente consegui”, relata.

A agente conta que deixou para trás o sonho de ingressar em uma universidade para se dedicar à criação dos filhos e ao trabalho, porém, hoje, aos 51 anos, se sente preparada para o novo desafio: cursar Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Sou muito focada no que faço. As aulas começam no segundo semestre, então tenho tempo para estudar e me preparar ainda mais”, afirma. Rosilene ainda pretende disputar uma das vagas no próximo concurso público da Prefeitura de Belo Horizonte, para a área da saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário