quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PBH fortalece rede de atendimento social com novo núcleo do BH Cidadania

Unidade inaugurada por meio do Orçamento Participativo no bairro Granja de Freitas tem capacidade para atender mais de 4 mil famílias em situação de vulnerabilidade

          Garantir atendimento social integrado a famílias em regiões de vulnerabilidade social. Essa é a proposta do BH Cidadania, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, que inaugurou, durante as comemorações do aniversário da cidade, mais uma unidade, no sábado, dia 6, no bairro Granja de Freitas, na região Leste da capital. O novo núcleo, localizado na Rua do Grupo, 12, foi uma conquista da comunidade, que escolheu a obra por meio do Orçamento Participativo. A Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões na construção.

         Ao integrar ações intersetoriais, a PBH disponibiliza, em um só local, telecentro para inclusão digital, espaços de lazer e cultura e atendimento nas áreas de Saúde e Assistência Social. A unidade possui 700 metros quadrados de área edificada e conta com auditório, cozinha, sala de dança, casa do brincar (atividades oferecidas para crianças de 0 a 6 anos), vestiário e espaços para atividades ao ar livre, para grupos de convivência da terceira idade e de mulheres, oficinas e trabalhos manuais. Utilizando a metodologia de trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas), as instalações oferecem conforto e privacidade no atendimento aos moradores do território. A expectativa é de que mais de 4.500 famílias da região usufruam do espaço. O funcionamento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
          “Esta unidade vai oferecer cuidado especial a quem mais precisa, em uma região de vulnerabilidade social. É a consolidação de uma iniciativa que vai beneficiar, na prática, a vida de muitas pessoas”, destacou o prefeito Marcio Lacerda, lembrando que desde 2009 foram construí­dos 17 núcleos do BH Cidadania. Segundo a secretária municipal de Políticas Sociais, Gláucia Brandão, o novo núcleo vai fortalecer vínculos familiares. “A família é a célula macro da sociedade. Fortalecendo as famílias, consequentemente os indivíduos são fortalecidos. Aqui é um espaço de conhecimento, de compartilhamento e de troca de experiências”, ressaltou.

      Para a coordenadora do BH Cidadania Granja de Freitas, Solange Celeguini, a conquista de um equipamento como este deve ser comemorada pela comunidade. “A população conta agora com um lugar com maior capacidade de atendimento, melhor qualificação e acesso. Além disso, podemos promover da melhor forma a interseção dos serviços públicos”, explica.
               

BH Cidadania
      Estruturado a partir dos princípios da descentralização, intersetorialidade, territorialidade e participação cidadã, o programa BH Cidadania foi implantado em 2002, nas nove regiões da cidade, em áreas de maior vulnerabilidade social, identificadas por meio de diversos indicadores, gerando o Mapa de Áreas Prioritárias para Inclusão Social.
O BH Cidadania adotou em Belo Horizonte um novo modelo de gestão das Políticas Sociais, integrando ações das secretarias municipais adjuntas de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos de Cidadania; das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Educação e Saúde; da Fundação Municipal de Cultura e da Prodabel, atuando com foco na família. Belo Horizonte conta com 33 núcleos do BH Cidadania, beneficiando cerca de 165 mil famílias. A expectativa é ampliar essa assistência para 270 mil famílias até 2016, por meio de 54 unidades por toda a cidade.
               
Áreas de atuação do BH Cidadania
•Educação: Ênfase na educação infantil, para crianças de zero a cinco anos e oito meses.
• Saúde: Investimento em ações de prevenção e promoção da saúde, buscando promover mudanças efetivas dos hábitos e condições de vida.
•Assistência Social: Atender com foco na família e promover a convivência familiar e comunitária por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
•Socialidade: Estimular, induzir e promover a convivência comunitária por meio de atividades de cultura, esportes, abastecimento, direitos de cidadania e assistência social.
• Transferência de renda: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e Bolsa Escola Municipal.
• Esporte e Lazer: Ênfase nas ações dos programas Esporte Esperança, Vida Ativa, Caminhar e Superar.
• Segurança Alimentar e Nutricional: Ações voltadas à Educação para o Consumo, Plantio Alternativo, Horta Comunitária e Pomar.
•Direitos Humanos e Cidadania: Desenvolvimento de ações voltadas para a formação em direitos humanos e cidadania e investimento no eixo orientação jurídica.
• Inclusão Produtiva: ações de qualificação profissional, encaminhamento ao mercado formal de trabalho e organização para a prestação de serviços autônomos.
•Inclusão Digital: Investimento em ações que promovam a inclusão social por meio da inclusão digital, como pontos de internet municipal, telecentros, unidade móvel e Centro de Recondicionamento de Computadores.
• Intervenções Urbanas: Integração da área social com a área urbana, por meio de programas como PAC/Vila Viva e Orçamento Participativo, além de ações em áreas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário