Um final de semana de transformação. Assim foram os dias 13 e 14 de setembro na região Leste, onde a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Leste, e a empresa VLI realizaram mais uma grande ação de grafitagem. O muro da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), na Avenida dos Andradas, entre as avenidas Silviano Brandão e Itaituba, no bairro Horto, ganhou um painel repleto de cores. Essa foi a terceira edição do Paz nos Trilhos da Leste, evento que mobilizou mais de 50 artistas da região e de outras áreas da capital.
Mais uma vez a grafitagem no muro foi temática, envolvendo mensagens e imagens relacionadas ao convívio harmonioso da comunidade com o trem, como respeito à sinalização e ao limite mínimo de distância, não transpor os vagões, combate ao vandalismo e segurança de pedestres, moradores e motoristas.
Para a gerente regional de Políticas Sociais, Fátima Félix de Oliveira, o balanço das atividades é positivo. “Estamos conseguindo mobilizar muitas pessoas para essas atividades, fortalecendo ainda mais a cultura da paz”, afirmou. Rafael Zannini, de 18 anos, é morador do bairro São Geraldo e participou da ação. “Comecei desenhando no papel e agora faço nos muros também. Eu gosto muito do efeito, torna a cidade mais colorida”, disse.
A VLI contribuiu com a infraestrutura para realização dos trabalhos, com a doação dos sprays e tintas que foram utilizados pelos artistas. Para Flávio Rodrigues, analista de relações institucionais da VLI, a atividade foi a realização de um sonho. “Essa parceria com a PBH, com a comunidade e com os grafiteiros está dando certo e tenho certeza que vamos dar continuidade”, disse.
Desde a primeira edição, no fim do ano passado, já foram grafitados cerca de dois quilômetros de muros na região e mais de 170 artistas participaram da iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário