sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Audiência sobre a IV CMPU é realizada na Leste


        A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Gestão Compartilhada e Regional Leste, promoveu na terça, dia 14, na Escola Municipal Santos Dumont (Avenida Mem de Sá, 600 – bairro Santa Efigênia), audiência pública para apresentar as decisões tomadas na IV Conferência Municipal de Política Urbana. Cerca de 130 pessoas compareceram ao local, dentre elas lideranças comunitárias. Estiveram presentes, também, o secretário de administração Regional Municipal Leste, Elson Matos da Costa, o secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro e o secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Leite.

     Os moradores da região puderam conhecer as propostas e debater com os representantes do poder público sobre as principais mudanças em diversas áreas da Leste, relacionadas à estrutura urbana, desenvolvimento, preservação cultural e meio ambiente. Foram destaques durante o encontro as Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs), um instrumento utilizado para direcionar políticas urbanas para áreas com características culturais, ambientais, físicas e econômicas específicas. “A ADE de Santa Tereza, por exemplo, tem como objetivo específico a proteção da ocupação histórico-cultural e a manutenção do uso residencial. Assim, há o controle do exercício de atividades econômicas compatíveis com o uso residencial e a restrição da altura das edificações”, explica a arquiteta Gisella Lobato, da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano.
        As questões paisagísticas e ambientais também foram discutidas na reunião, como a ampliação da área de preservação ambiental da ADE da Serra do Curral, que inclui a área do Parque Estadual Florestal da Baleia, e a faixa ao longo do Ribeirão Arrudas (entre a linha férrea e a Avenida dos Andradas), formando um corredor verde.
Na temática sobre desenvolvimento, ressalta-se o incentivo à ocupação direcionada para regiões atendidas pelo sistema de transporte coletivo, como o entorno das estações Santa Inês e José Cândido da Silveira, além do eixo da Avenida dos Andradas, importante via de acesso da Leste.
  
     Juvenal da Silva Melo, morador do bairro Boa Vista, ressaltou a importância do encontro. “A apresentação foi muito importante para entender as mudanças que vão ocorrer na cidade. As perguntas dos moradores ajudam ainda mais no esclarecimento. As pessoas devem colocar na mente que essas intervenções são um bem coletivo e de longo prazo”, finalizou.
         Na avaliação do secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Leite, as audiências públicas demonstram o empenho da Prefeitura para que a participação popular esteja cada vez mais presente em todos os processos da gestão pública. “Pelas reuniões, vemos que a sociedade tem tido o interesse em contribuir para as decisões em sua cidade. Isso é um reflexo de um trabalho exitoso que busca o aperfeiçoamento da democracia participativa em Belo Horizonte”, finalizou.

         Os interessados em saber mais sobre os resultados da IV CMPU podem se informar no site da PBH: www.pbh.gov.br/IVCMPU. Todas as informações das etapas do processo, apresentações, fotos e detalhamento das propostas votadas e aprovadas estão disponíveis na plataforma desde o início desta edição. Podem também entrar em contato com a Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano pelo email conf.politicaurbana@pbh.gov.br ou pelos telefones 3246-0016 e 3246-0020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário