sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Parceria entre PBH e Sebrae Minas apoia empreendedores do Alto Vera Cruz e Taquaril

          A Escola Municipal Israel Pinheiro, no bairro Alto Vera Cruz, região Leste da cidade, abriu suas portas nos dias 13 e 14/10 para receber um público diferente. Pequenos empreendedores, com empresas já formalizadas ou não, foram às salas de aula, para aprender mais sobre administração, marketing, contabilidade e outros temas relacionados à administração de um negócio. Cerca de 90 pessoas participaram do projeto Sebrae em Ação, uma parceria do Sebrae-MG e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Administração Regional Municipal Leste.

       Durante os dois dias, foram oferecidas 32 atividades, entre minicursos e palestras, além de consultorias individuais para empreendedores e orientações sobre como formalizar a abertura de um negócio. A parceria cumpre um dos objetivos do programa de governo municipal, que prevê o fortalecimento e a formalização dos micros e pequenos empreendedores, principalmente nas áreas de vulnerabilidade social.

         A coordenadora da iniciativa, Márcia Valéria Cota Machado, relatou que o Sebrae em Ação faz parte de um projeto com a duração de um ano, que envolve os bairros Alto Vera Cruz e Taquaril. O objetivo é levar a informação até onde estão os pequenos empreendedores, para promover a qualificação, o fortalecimento e a expansão das micros e pequenas empresas. “Existe uma carência de informação sobre linhas de financiamento, possibilidades de expansão do negócio, qualificação e conhecimento do mercado”, explicou Márcia, o que gera um baixo padrão de profissionalismo nos negócios.

        De acordo com Márcia, um estudo feito com consumidores da região Leste mostrou que os consumidores dessa área procuravam outros bairros para fazer suas compras, principalmente de alimentos e eletrodomésticos. O comércio dos bairros era utilizado somente para pequenas compras emergenciais, pois o público alegava baixa qualidade dos produtos e serviços locais. “Queremos melhorar a capacidade de atendimento dessas empresas ao consumidor local, para gerar emprego e renda na comunidade. Se a empresa se expande, acaba contratando mão de obra daqui mesmo, isso fortalece o ciclo da economia local”.

       Pessoas de bairros vizinhos também compareceram ao Sebrae em Ação. Liliane Carmo dos Santos, do bairro Granja de Freitas, produz doces que ela mesma vende, mas pretende mudar para o ramo da moda. Ela conta que participou para “tirar dúvidas e fazer um plano de negócios”, pois pretende abrir uma empresa de produção de camisetas personalizadas. Ela trouxe uma amiga, Juliana de Souza, do bairro Saudade, que também pretende abrir uma empresa junto com a mãe, que produz bolos caseiros. “Estou tirando carteira de motorista”, disse, com planos de expandir os negócios e fazer entregas. E, no futuro, “abrir uma loja”.


       A programação continua até o final do ano: dia 3/11, palestra sobre Gestão de Pequenos Negócios; dia 1º/12, palestra sobre Atendimento ao Cliente; e um curso sobre Finanças. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae: 0800-570 0800.



Fonte: Secretaria Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico



Nenhum comentário:

Postar um comentário