terça-feira, 16 de setembro de 2014

Gestão Democrática na Educação Pública é debatida no Fórum Família Escola da região Leste

      A Escola Municipal Santos Dumont (Avenida Mem de Sá, 600, bairro Santa Efigênia) recebeu o fórum da região Leste. O evento reuniu mais de 150 pessoas, incluindo representantes das gerências regionais de Educação e Políticas Sociais, pais, alunos, diretores das escolas e membros dos Colegiados Escolares. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Alcida Torres, localizada no bairro Taquaril fizeram a abertura do encontro com uma apresentação cultural em homenagem aos 100 anos do poeta Vinicius de Moraes.

      Como parte da formação, a palestra “Gestão Democrática: um compromisso de todos” foi ministrada pelo professor da rede municipal de Belo Horizonte, mestre em Educação pela UFMG e gerente regional de Educação Norte, Jerry Adriani da Silva. O público se envolveu bastante e houve grande participação de todos. Ao final, várias dúvidas foram sanadas e todos os pontos levantados pelos participantes foram anotados para que fossem dados os encaminhamentos necessários.
     Segundo o gerente regional de Educação, Paulo de Tarso Silva Reis, o colegiado tem papel atuante e primordial na formação de políticas da escola. O gerente ressaltou que um dos objetivos é promover encontros com os membros para formação e capacitação, pois essa é uma função muito importante.

        Para o gerente regional do Programa Bolsa-Escola Leste, Marcelo Almeida de Moura, o Colegiado Escolar é um desafio muito grande. “Fico muito feliz quando vejo os membros presentes para renovar esperanças e criar novas propostas”, disse.


Colegiado
      O Colegiado Escolar é um órgão de caráter consultivo, normativo e deliberativo nos assuntos referentes à vida escolar e às relações entre os sujeitos que os compõem. Oferece aos moradores de Belo Horizonte uma maneira justa e democrática de compartilhamento das responsabilidades da educação de crianças e jovens. Os integrantes de cada colegiado participam de maneira conjunta nas discussões e decisões referentes ao âmbito escolar e educacional da unidade. 

      O colegiado é composto de 11 a 21 membros, com igual número de suplentes, eleitos em assembleia escolar, e conta com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (trabalhadores em Educação), estudantes com idade igual ou superior a 12 anos, pais, mães ou responsáveis legais pelo aluno e representantes de grupos comunitários. Entre suas competências está a aprovação, o acompanhamento e a avaliação do projeto político pedagógico da escola, da aprendizagem e a frequência dos estudantes, aprovação e acompanhamento bimestral da aplicação de recursos da caixa escolar, decidir sobre questões de interesse da comunidade escolar, normas de conduta, procedimentos e processos educativos, além de deliberar, sobre a elaboração do calendário escolar.          
        Altivo Gonçalves Rocha é membro do colegiado da Escola Municipal Levindo Lopes, localizada no bairro Paraíso e explica que para o bom funcionamento de uma escola é necessário cinco pilares; aluno, professor, administração, funcionários e família. “Fui professor de português e sei da importância de uma atividade como essa. Todos os membros deveriam ter participação efetiva, inclusive aqui no fórum. A dúvida que eu tenho, ou a dificuldade que enfrento em na escola pode ser a mesma de uma outra região”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário