A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou em fevereiro a posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Gestor Participativo (CGP) do Complexo Esportivo Saudade, que fica na região Leste. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas que puderam conhecer as diretrizes de atuação da gestão colegiada dos equipamentos esportivos na cidade.
Antes mesmo do início da cerimônia, representantes da comunidade local e do entorno encontraram o espaço voltado para recreação e práticas esportivas revitalizado, causando bem estar e satisfação. Os visitantes perceberam intervenções como capina, troca de lâmpadas queimadas, poda de árvores, reparo e limpeza (escovação) da quadra poliesportiva, ajustes na academia a céu aberto e a readequação hidráulica dos vestiários.
Segundo os conselheiros, a iniciativa de revitalizar o complexo foi apresentada nas primeiras reuniões de composição da instituição, o que possibilitou, de imediato, o diálogo com secretarias e órgãos responsáveis. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, esse novo modelo de gestão participativa dos equipamentos esportivos permite à comunidade acesso democrático às atividades oferecidas no local, além de proporcionar a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. “Percebemos que, a partir da criação dos conselhos gestores participativos, a comunidade participa mais dos programas que são oferecidos e isso tem resultado na diminuição da criminalidade e de atos de vandalismo contra o patrimônio público”, enfatizou.
Na opinião do líder comunitário do bairro Saudade, Sebastião de Oliveira Mariano, o conselho amplia a conscientização de preservação de todo o espaço e estimula os conselheiros na elaboração de projetos voltados à realização de eventos lúdicos, de lazer e de esporte. “Essa iniciativa é importante, pois anteriormente não contávamos com este olhar de gestão participativa. Agora somos estimulados a desenvolver ações concretas e, principalmente, zelar pela responsabilidade de manutenção do complexo esportivo”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário