O auditório da Regional Leste, no bairro Floresta, foi palco da reunião de novembro do Grupo de Trabalho Territorial (GTT) regional e, desta vez, o objetivo foi eleger os membros para o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb). Moradores e lideranças comunitárias, além da gerente regional de Orçamento Participativo, Almezinda Moreno de Moura, e representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Amélia Guimarães Campos e Fátima Abreu, participaram do encontro.
Os membros do Comurb foram escolhidos entre os participantes do GTT Leste e os representantes eleitos são Jaderson Lourenço, do bairro Nova Vista, como titular, e Carlos Antônio Outero, do bairro Santa Efigênia, suplente. O Comurb é uma instância colegiada de participação popular nos assuntos de mobilidade urbana, de caráter consultivo e propositivo, vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Ao conselho compete opinar sobre a elaboração da Política Municipal de Mobilidade Urbana e apresentar propostas de aprimoramento do planejamento, controle, fiscalização e operação dos serviços públicos de transporte do município. O Comurb será composto por 45 membros, com seus respectivos suplentes, sendo 11 do poder público, oito dos operadores dos serviços públicos de transporte, 18 da sociedade civil e mais oito especialistas com notório saber na área de mobilidade urbana.
O GTT surgiu a partir do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR). O projeto começou em 2011 e buscou incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os cidadãos, inovando o modelo de governança participativa de Belo Horizonte. Foram desenvolvidas oficinas participativas de sensibilização, formulação de propostas e constituição dos GTTs. Após essa etapa, foram realizados diálogos com o prefeito Marcio Lacerda e a entrega das propostas formuladas pelos grupos de cada região, totalizando 2.500 propostas em toda a cidade. O último ciclo foi marcado pela avaliação das propostas e pelo retorno dos encaminhamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário