quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semana de Arte e Cultura enriquece a prática pedagógica na Escola Municipal Israel Pinheiro

    A Escola Municipal Israel Pinheiro, que fica no bairro Alto Vera Cruz, realizou no início do mês sua 11ª Semana de Arte e Cultura. O evento é anual e busca trabalhar a interdisciplinaridade de forma lúdica e prazerosa, enriquecendo a prática pedagógica, ampliando horizontes, reconhecendo e incentivando as potencialidades dos alunos e moradores da região.

    Nos dois primeiros dias do evento foram realizadas apresentações de diversas escolas municipais. Para Adriana Moura, coordenadora do programa Escola Integrada da Escola Municipal Israel Pinheiro, a participação de outras unidades é positiva, pois é uma oportunidade de todos apresentarem seus trabalhos e valorizar o que vem sendo desenvolvido na rede.
   Depois das apresentações dos visitantes, foi a vez dos alunos da escola. Entre as atividades, os estudantes do terceiro ano do primeiro ciclo, coordenados pela professora Vânia Elizabeth Ferreira, apresentaram um cortejo do Bumba Meu Boi e um cordel, com dramatização no palco. Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Educação Infantil sobre o Bumba Meu Boi ficaram expostos no local.

    Vânia explicou que a ideia de desenvolver essas atividades se deu em função do projeto Acervos Museológicos, desenvolvido pela turma. “Fizemos um recorte do Bumba Meu Boi devido ao tema da semana, que foi as manifestações através da arte, e pelo fato de ser uma manifestação da cultura popular presente em vários estados brasileiros. Os alunos confeccionaram o boi, usando a técnica de modelagem, com jornal e cola, a partir de uma caixa de papelão”, comentou.
    Os textos de cordel foram produzidos através de xilogravuras, arte que ilustra os cordéis. O trabalho mobilizou os alunos e suas famílias. Todo o figurino utilizado e o estandarte foram desenvolvidos pelos estudantes.

   “A cada ano a participação dos alunos é maior. Eles valorizam, respeitam e possuem entendimento desse evento”, disse a coordenadora Adriana Moura. Larissa de Souza Martins, de 11 anos, aluna da Escola Municipal George Ricardo Salum, localizada no bairro Taquaril, participou da oficina de balé disponibilizada pela Escola Integrada e se divertiu muito com a apresentação. “Apresentar foi muito legal. A Escola Integrada ajuda na educação e essa apresentação me marcou muito, pois é o meu último ano na escola”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário