segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Intervenções da PBH melhoram qualidade de vida na Vila São Rafael


    

    A Vila São Rafael, localizada no bairro Pompeia, tem recebido atenção especial da Prefeitura, por meio da Regional Leste.

      Diversas ações têm sido realizadas na área, desde setembro, com objetivo de prepará-la para o período chuvoso e atender demandas dos moradores. As ações visam à conscientização da população sobre a correta destinação do lixo, para evitar alagamentos, o controle de roedores e o combate à dengue, além do acompanhamento dos serviços já realizados na Vila.

      As ações foram discutidas e acordadas em audiência pública realizada no final de agosto que contou com a participação do secretário regional Leste, Elson Matos da Costa, e do secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada, Pier Giorgio Senesi Filho.

      Em setembro, numa ação conjunta das gerências regionais de Manutenção e de Limpeza Urbana, e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), foram realizadas a limpeza e desobstrução de vias e becos, remoção das grelhas, desobstrução da rede de esgoto e limpeza dos bueiros. Trinta e cinco pessoas participaram do trabalho, em que foram utilizados equipamentos como retroescavadeira, caminhão tatu e caminhões para coleta do lixo. A equipe de mobilização da SLU foi de casa em casa e esclareceu sobre os dias de coleta e a destinação correta do lixo.
      Em reunião com moradores da Vila São Rafael na sede da Secretaria Regional Leste, o secretário regional apresentou os dados das ações realizadas e pediu a colaboração da população. “Precisamos que nos ajudem a manter tudo limpo. Saímos de lá e em seguida já tinha gente jogando lixo em locais inadequados. Faremos nossa parte, mas precisamos de vocês para que não tenhamos problemas no período das chuvas”, frisou o secretário Elson Matos. O secretário de Gestão Compartilhada, Pier Senesi, sanou dúvidas dos moradores e esclareceu sobre os encaminhamentos das demandas deles.

Vila São Rafael
     A Vila São Rafael conta com dois equipamentos municipais: a Escola Municipal São Rafael e o Abrigo Pompeia, além de uma creche conveniada com a PBH. Está a cerca de 100 metros da Gerência Regional de Manutenção Leste e próxima à pista de caminhada da avenida dos Andradas, onde há equipamentos da Academia a Céu Aberto. E, a cerca de 2 km de distância, está localizada a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) do bairro Pompeia.

       A Vila conta com coleta diária de lixo, varrição, controle e vistoria de riscos construtivos e geológicos, operação tapa buraco, desobstrução do sistema de drenagem e demais serviços de manutenção e limpeza, como substituição de grelhas e atendimento às demandas da população. O Centro de Saúde do bairro Pompeia atende à população e a Gerência Regional de Zoonoses realiza diversas ações de desratização.
      Trinta e duas famílias moradoras da vila são beneficiárias do programa Bolsa Família. Sete famílias são atendidas pelo Serviço de Proteção Social Básica e outras sete pelo serviço de Proteção à Pessoa com Deficiência.

   A comunidade da Vila São Rafael aprovou empreendimentos nos Orçamentos Participativos 2005/2006, 2009/2010, 2011/2012 e 2013/2014. A população decidiu reunir todo o recurso aprovado e fazer uma obra única, estruturante e de construção de unidades habitacionais. Seriam 16 apartamentos, mas a Urbel informou que serão construídas mais quatro unidades para a população, totalizando 20 apartamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário