terça-feira, 1 de outubro de 2013

Gerência de Educação Leste produz EJA em cena na praça Duque de Caxias

       Com o objetivo de valorizar os estudantes e dar visibilidade ao trabalho dos profissionais da área, foi realizada na última semana a 1ª Mostra EJA em Cena. O evento, organizado pela Gerência Regional de Educação Leste na Praça Duque de Caxias, localizada no bairro Santa Tereza, contou com a participação do secretário regional Leste, Elson Matos da Costa, de diretores das escolas municipais da região, além de representantes da comunidade local.
       A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos. O currículo mínimo de aprendizagem são as matérias de Matemática, Português, História, Geografia e Ciências, mas também é trabalhado com os alunos corporeidade, língua estrangeira e arte. Dessa maneira, os participantes desenvolvem o raciocínio e aprendem a organizar ideias e experiências, além de estimular a sensibilidade, o conhecimento e a importância da arte.
       No festival foram expostos trabalhos de artes manuais confeccionados por estudantes que participam do projeto. Das 14 escolas municipais existentes na região, sete possuem turmas de EJA. São 32 turmas e 819 alunos. As apresentações de poemas, danças, teatro e música foram as mais comentadas pelos participantes e transeuntes da praça que acompanharam o evento.
        José Luiz Moreira, de 44 anos, é aluno da Escola Municipal Professora Alcida Torres e trabalha como motorista de caminhão. Quando voltou a estudar, o patrão mudou seu roteiro de trabalho e agora ele só realiza viagens perto de BH para não perder aula. “A EJA é uma grande oportunidade, pois uma vez perdi uma vaga de emprego muito boa porque não tinha o 2º grau”, disse. O estudante é casado, tem três filhos e mora no bairro Taquaril. Na apresentação da escola, ele foi responsável por musicalizar o poe­ma “Lindo Demais”, da poetisa Cora Coralina, que foi cantado por todos os alunos e ajudado pe­la platéia. A direção da unidade dispo­nibilizou um panfleto com as letras das poesias.Planejamento
         Vanilda Pereira, professora que atua no monitoramento da EJA da região Leste, explicou que o planejamento foi realizado de forma conjunta entre a Gerência de Educação e todas as escolas que possuem o projeto. “O evento superou as expectativas, pois achava que os alunos iriam se inibir perante o público. Pude perceber o alto grau de envolvimento de toda a comunidade escolar na execução da proposta. Os estandes das escolas também mostraram muita qualidade e as peças estavam lindas. Todos os alunos se sentiram envaidecidos e estimulados a continuar estudando”, afirmou.
         O EJA tem também nove turmas que funcionam externamente às escolas, tendo como referência um equipamento da região. Essas turmas contam com 310 alunos e funcionam nos seguintes locais: Centro de Assistência Benedito Venâncio, no bairro Boa Vista; Lar dos Idosos Nossa Senhora Saúde, no bairro São Geraldo; Conselho Particular de Nossa Senhora Mãe dos Homens da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Boa Vista; Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mariano de Abreu; 1ª Igreja Batista do Alto Vera Cruz; Igreja de Santa Tereza; Centro de Convivência Ponta Porã, localizado no bairro Santa Efigênia, e Capela Sagrada Família, situada no bairro Castanheiras. Os alunos dessas unidades expuseram trabalhos artísticos nos estandes espalhados pela praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário