terça-feira, 8 de outubro de 2013

Gerência de Áreas de Risco prepara café da manhã para Servidores


       
 
     A Gerência Regional de Manutenção Leste promoveu em setembro um café da manhã com toda a equipe da Gerência Regional de Áreas de Risco. O encontro foi no pátio da gerência, no bairro Pompéia, e teve como objetivo avaliar o trabalho realizado no período de seca (entre maio e setembro), as obras finalizadas e preparar a equipe para o período chuvoso. Em 2013 foi programada a execução de 13 obras, sendo que dez já foram concluídas e três estão em andamento, nos bairros Alto Vera Cruz e Taquaril.

     A Gerência de Áreas de Risco realiza, em conjunto com a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), um trabalho nas vilas e favelas, referente às situações de risco geológico, tais como: vistorias e monitoramento em áreas de risco, atuação junto aos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), conscientização da população sobre questões relativas ao risco, além de obras emergenciais visando a eliminar a situação de risco e evitar que a família seja retirada.

     O Nudec é formado por cidadãos que desenvolvem trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, bem como orientam e prestam socorro imediato nas situações de calamidade e emergência. Os membros do Nudec são constantemente capacitados pela Urbel e pela Comdec, e são responsáveis por indicar obras para a melhoria de suas comunidades.
 
     Todo o trabalho desenvolvido pela gerência é pautado no Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear), que visa a diagnosticar, prevenir, controlar e eliminar situações de risco geológico, beneficiando famílias que moram em vilas e favelas.

     Durante o período de estiagem são executadas obras de pequeno e médio porte, em locais de risco geológico médio ou baixo, pelo próprio morador, para eliminar a situação de risco. A PBH fornece o material de construção e dá orientação técnica. A mão de obra fica por conta do morador ou da própria comunidade. Em alguns casos, quando a obra demanda um conhecimento mais específico ou possui maior complexidade, a intervenção é realizada pela secretaria regional.

     O gerente regional de Áreas de Risco, Salomão de Carvalho Melado, que trabalha na Regional Leste há 19 anos, sendo uma década na parte do risco, relatou que no começo as coisas eram mais difíceis, pois ainda havia muito por fazer. “O trabalho hoje em dia está mais integrado e consolidado, o nível de compreensão pela comunidade também melhorou muito”, frisa.

     Jones dos Santos, 44 anos, trabalha como encarregado de obras e reitera a importância do trabalho. “Acredito muito no que faço e é muito bom quando a obra fica pronta. Observo que a Prefeitura tem uma preocupação muito grande em colocar as pessoas em um local sem risco, mas todos devem fazer a sua parte e seguir as orientações”, afirma. Ainda de acordo com Jones, o café com os colegas de trabalho foi um sinal de reconhecimento e motivação para que o serviço continue cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário