Aos 39 anos, a auxiliar de serviços gerais da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), Maria Aparecida da Silva Vertelo, leva a sério o objetivo de melhorar de vida. Ela voltou a estudar, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em setembro, ao participar da 1ª Mostra EJA em Cena, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, a estudante superou a timidez e fez uma bela apresentação do poema “Saber Viver”, de Cora Coralina.
Maria Aparecida havia abandonado a escola aos 15 anos, por necessidade de trabalhar. Após formar família, a vontade de voltar à sala de aula foi enorme. “Meu marido me apoiou muito, foi ele quem fez a minha matrícula. Eu estava trabalhando quando ele me ligou e disse: vou comprar seu material escolar porque a partir de hoje você volta a estudar. Foi muito emocionante”, relembra.
A trabalhadora e estudante frequenta as aulas na Escola Municipal Professora Alcida Torres (rua Álvaro Fernando, 144, Taquaril), e os ensaios para a apresentação do poema no evento do EJA foram durante as aulas. “A professora levou alguns poemas para que os alunos escolhessem. A princípio decidi pelo poema “Saber Viver”, por ser relativamente pequeno, mas, depois percebi que era a minha cara. Apresentar o texto me fez perder um pouco do medo de falar em público, pois às vezes estou em uma reunião e não exponho minha opinião com receio de dizer alguma coisa errada. Foi um grande desafio que venci,” comentou a aluna, que, desde que voltou a estudar, cultiva novas amizades e vê perspectivas de uma vida melhor no futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário