terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estudante da Rede Municipal vai ser Embaixador de Belo Horizonte na China






Belo Horizonte e o Brasil estarão representados durante os Jogos Asiáticos da Juventude, o Asian Youth Games (AYG), que acontecem entre sexta, dia 16, e sábado, dia 24 deste mês, em Nanjing, cidade histórica da China. O estudante da rede municipal Matheus Horta dos Santos, de 14 anos, será pela segunda vez jovem embaixador e viajará à Ásia com o objetivo de apresentar a cultura e os potenciais turísticos do país e da capital mineira para aquele lado do mundo. Matheus recebeu orientações especiais na ontem, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, repassadas por servidores das secretarias da Educação, Esporte e Lazer e  Extraordinária para a Copa do Mundo. A reunião contou também com as presenças do secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, e do presidente da Belotur, Mário Werneck. O AYG será realizado como preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, o Youth Olympic Games (YOG), que também acontecerá na cidade chinesa em 2014 e reunirá jovens de todo o mundo. O evento, inicialmente voltado para o esporte, visa ainda expandir a cultura de cada país através da educação.

Matheus recebeu materiais de divulgação em inglês e participou de apresentação sobre as políticas públicas desenvolvidas na capital. Ciente de sua responsabilidade, disse estar tranquilo. “Estou certo do meu objetivo”, completou o representante de Belo Horizonte, que chega ao país oriental na quinta-feira, dia 15, e ficará até domingo, dia 19. Durante sua estadia participará de atividades culturais e educacionais, visitará pontos turísticos de Nanjing, conhecerá um pouco sobre a cultura local e terá contato com líderes do governo da cidade, além de acompanhar no domingo os jogos da competição. Esta é a segunda vez que Matheus vai à China. No ano passado ele esteve em outra ocasião também relacionada ao evento esportivo.

Aluno da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (Emplo), localizada no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, Matheus é autodidata na língua inglesa e já representou a capital mineira outras vezes, como no Iclei, o Congresso Mundial de Governos Locais pela Sustentabilidade, realizado em 2012, onde participou da abertura feita em Português e em Inglês. Natural de Belo Horizonte, o garoto que até ano passado pretendia estudar Bioquímica ou Robótica, agora já pensa em cursar Engenharia Química. Ele vê nessa viagem uma oportunidade de conhecer pessoas, fazer novas amizades e incrementar seu currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário