No final de junho a TV Escola, canal do Ministério da Educação (MEC), fez uma reportagem com os alunos que participam do programa Escola Integrada na Escola Municipal Fernando Dias Costa, localizada no bairro Taquaril. O foco da matéria é a permanência escolar dos alunos em um contexto de vulnerabilidade social.
O programa monitora a frequência dos alunos de todas as escolas da rede municipal de educação do país. A proposta é de Martina Ahlert, antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UNB) que aborda o tema “A escola em contextos de vulnerabilidade social” e procura descobrir como as escolas têm conseguido trabalhar a questão da evasão escolar, além de mostrar estratégias de acompanhamento.
A matéria foi realizada com a gravação do coral da Escola Integrada da Fernando Dias Costa, que cantou junto com o violão e um grupo de percussão também da escola. Outra parte foi dedicada ao acompanhamento da reunião com os pais, além da conversa com vários participantes.
A televisão pública do Ministério da Educação é destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. Tem o objetivo de subsidiar a escola e os seus profissionais, sendo, portanto, uma importante ferramenta pedagógica.
Patrícia Januário dos Santos Viana, diretora da escola, disse que a unidade foi indicada a participar do programa pela gerência regional do programa Família Escola, uma vez que 58% dos alunos são beneficiários do Bolsa Família. “É uma escola que, graças ao trabalho da gerência regional, e de todos do equipamento, vem reduzindo ano a ano o índice de infrequência dos alunos. Para isso são utilizadas várias estratégias desde visita domiciliar até reuniões com os pais”, explica.
A partir do início das reuniões com as famílias, a escola avaliou que os pais se aproximaram mais da realidade escolar e isso diminuiu a evasão escolar e tornou o trabalho mais proveitoso. “Os pais têm gostado muito das reuniões e chegam a cobrar quando ela não é agendada. Além disso, sempre sugerem temas de seu interesse para a discussão nos encontros”, comentou a diretora.
Proposta
A gerente do programa Família Escola da Regional Leste, Palma de Paula Braga, explica que a proposta da reunião mensal com os pais é trabalhar na linha da prevenção, por isso são chamados os pais de todos os alunos de 6 e 7 anos (1º ciclo), independentemente de serem infrequentes ou não. “A proposta é que eles conheçam a escola e possam atuar de forma qualificada na vida escolar de seus filhos. Percebemos que, à medida que as crianças vão crescendo, os pais deixam de estar tão presentes e o diálogo com a escola fica mais difícil. Nas reuniões são discutidos temas propostos por eles, mas que tenham a ver com a escola, a educação e a criação dos filhos”, afirmou Palma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário