As ações aconteceram nos equipamentos municipais. No BH Cidadania e Centro de Saúde Granja de Freitas foram realizados debates e oficinas alusivas à campanha nos grupos de mulheres, idosos, artes&prosa, beleza e grupo sócio educativo. No abrigo Granja de Freitas também foram realizadas as mesmas discussões, além de mutirão de limpeza. As escolas trabalharam a dengue como tema da semana e promoveram a construção de máscaras e cartazes para a caminhada. A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) realizou mobilização interna, através de panfletagens sobre o tema e o Vila Viva fez conscientização nos prédios das ruas C e W do conjunto.
Depois das inúmeras ações, no dia 03, aconteceu uma grande caminhada envolvendo todos os parceiros e a população do bairro. O evento partiu de dois locais: o Abrigo Granja de Freitas e do quarto conjunto habitacional, o Granja IV, um dos pontos mais afastados do bairro. No percurso, os participantes levaram os trabalhos produzidos durante a semana, além de balões e apitos. A grande concentração ocorreu no final da manhã na praça do conjunto Jardim das Orquídeas. No local, os percussionistas da escola municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, localizada no bairro São Geraldo fizeram uma apresenta musical para encerrar o encontro.
Envolvimento
Solange Celeghin, coordenadora do BH Cidadania Granja de Freitas acredita que é necessário envolver todos os atores da sociedade para o combate efetivo à doença. “A conscientização acontece dentro de casa, por isso precisamos fortalecer os moradores do território com ações que visem fortalecer os vínculos comunitários. Se juntos trabalharmos localmente na prevenção da doença, faremos um bem para o bairro e para a cidade”, pondera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário