sexta-feira, 20 de abril de 2012

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É DEBATIDO NA REGIÃO LESTE

 O auditório da Escola Municipal Padre Francisco, no bairro São Geraldo, recebeu no sábado, dia 14, a 6ª Pré-Conferência Municipal de Educação, que neste ano tem como tema o Plano Nacional de Educação. A conferência contou com a presença de técnicos do setor de Educação, pais, alunos, lideranças da região e defensores da qualidade na educação. A abertura foi feita pelo coral Emebe, formado por crianças da escola Emídio Berutto e coordenado pela maestrina Cynara Carvalho.



O projeto de lei 8035/2010 (Plano Nacional de Educação para 2011/2020) traz importantes reflexões como a universalização do atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 17 anos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, elevação da escolaridade média da população e da taxa de alfabetização, além de valorização e capacitação permanente dos profissionais da área.
“Estamos em um processo bastante avançado e o Plano Nacional traz grandes perspectivas que apontam para onde queremos chegar. Queremos um plano que seja mais abrangente e que compartilhe suas ações com o Estado”, afirma Afonso Celso Renan Barbosa, secretário municipal adjunto de Educação.


Além do Plano Nacional, outros temas importantes foram discutidos no encontro como a qualidade do ensino, a formação dos profissionais, o controle social, o papel do Estado na garantia de direitos à educação, financiamento, papel dos conselheiros e a importância da formação de um conselho municipal forte que possa contribuir para efetivação das diretrizes municipais e nacionais.



O Conselho Municipal de Educação é composto por 24 membros titulares e o mesmo número de suplentes e tem como objetivo trabalhar pela garantia de direitos de uma educação de qualidade, além de defender uma gestão mais democrática que garanta espaços de debate. “Sem educação o Brasil não chegará a lugar nenhum. Precisamos garantir um futuro melhor para nossas crianças. Belo Horizonte tem avançado muito nos últimos anos, garantindo educação de qualidade a partir da implantação das Umeis, passando pela manutenção da Escola Integrada e pela ampliação da Educação de Jovens e Adultos”, disse a secretária regional Leste, Rita Margarete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário