quarta-feira, 21 de março de 2012

PREFEITURA QUALIFICA MAIS 70 ALUNOS EM CURSO CONTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DE PARCERIAS

Mais 71 alunos do curso de Oficial da Construção Civil receberam na segunda-feira, dia 19, o Diploma de Habilitação Profissional, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, e os Institutos Yara Tupynambá e São Vicente de Paulo, dentro do projeto especial Família Cidadã – BH sem Miséria. A solenidade foi marcada pela alegria e pela emoção. O curso envolve os projetos sustentadores Programa BH Cidadania e Qualificação, Profissionalização e Emprego e conta, também, com articulação intersetorial entre as secretarias municipais adjuntas de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional, a Secretaria Municipal de Educação, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e as regionais.

A gerente de Coordenação de Programas de Geração de Emprego e Capacitação de Mão de Obra, Andrea Campos, ressaltou a importância do momento, informando que, dos 71 certificados, 57, ou seja, 80% dos alunos, já estão empregados. Segundo ela, o projeto de qualificação em curso na PBH já conta com 120 mil vagas em distintas áreas.


Secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas manifestou o orgulho em participar de uma cerimônia que envolve tantos órgãos da Prefeitura em uma cadeia de esforços que permite um salto importante na vida profissional de tantos jovens.


BH sem Miséria


O projeto especial Família Cidadã - BH sem Miséria é uma estratégia de intervenção e acompanhamento do Programa BH Cidadania junto às famílias mais vulneráveis presentes nos territórios atendidos por meio da oferta de ações governamentais e não governamentais para a promoção dos direitos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O projeto está organizado de maneira a intervir, prioritariamente, em cinco grandes áreas: Saúde, renda, Educação, cidadania e moradia. Nesse sentido, o curso de qualificação agrega dois grandes objetivos: qualificar trabalhadores residentes nas áreas mais vulneráveis e promover a intervenção física em moradias das famílias atendidas pelo programa BH Cidadania durante as aulas práticas do curso.


Com carga horária total de 504 horas/aula (oito horas diárias, de segunda a sexta-feira), o curso de Oficial da Construção Civil, executado pelo Instituto Yara Tupynambá, foi planejado para fornecer ao aluno formação ampla na área da construção civil, passando por conteúdos de formação social, como Relações Humanas, Ética, Cidadania e conteúdos específicos que abordam desde a matemática aplicada à construção civil até alvenaria, acabamento, elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria e segurança no trabalho. Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos, a partir de 18 anos, que sejam alfabetizadas e moradores das áreas atendidas, com disponibilidade de horário durante a realização do curso.


Os alunos trabalharam na reforma de oito casas localizadas nas regiões Leste (Taquaril e Alto Vera Cruz), Nordeste (Conjunto Paulo VI), Oeste (Morro das Pedras e Ventosa) e Barreiro (Jardim Independência e Petrópolis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário