segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE ENCONTRO COM AMBULANTES NA REGIONAL LESTE

A Vigilância Sanitária promoveu na quarta-feira, dia 1º, na Regional Leste, um encontro com os ambulantes que irão trabalhar no pré-carnaval da região Leste. A festa acontecerá no dia 11, na avenida Belém, no bairro Esplanada. O objetivo foi orientar os ambulantes sobre as normas esta­belecidas no Código Sanitário Municipal sobre os procedimentos adequados para se prevenir o risco de contaminação pelos alimentos, além de orientá-los sobre as boas práticas de manipulação. Os participantes receberam, ainda, apostila com as devidas orientações.
Palestrante Marilda Pereira Orsini, fiscal da Vigilância Sanitária
A palestra foi ministrada por Marilda Pereira Orsini, fiscal da Vigilância Sanitária, que alertou sobre a responsabilidade dos manipu­ladores. “O transporte adequado dos alimentos, a obriga­toriedade na utilização de materiais descartáveis e o asseio corporal são elementos fundamentais que devem ser observados pelos ambulantes, pois uma conduta inadequada pode acarretar em consequências graves como, por exemplo, intoxicação e infecções alimentares”, disse Marilda.
A palestrante enfatizou ainda sobre a necessidade de se usar sachês para molhos, como o de maionese, e de usar vestuário adequado (gorro, lenço ou boné, guarda-pó de cor clara), além da higiene das mãos, proibição de uso de cigarros durante o preparo dos alimentos, entre outras recomendações.
Marilda explicou que é comum a contaminação por alimentos nesta época do ano, especialmente em praias e em eventos públicos. Para evitar que isso aconteça, a equipe de Fiscalização realiza vistoria nos locais durante os eventos e a participação dos ambulantes nestes encontros é importante para a atualização das normas.
O profissional autônomo Alcides Pereira de Souza falou da relevância da reunião. “O encontro é extremamente importante para nós, porque as regras da vigilância sanitária podem ser alteradas e essa é uma forma de nos atualizarmos sobre essas questões”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário