Formado por comissões de moradores e pessoas que residem ou trabalham em áreas com risco de inundação, identificadas pela Carta de Inundações, o Núcleo de Alerta de Chuvas (NAC) é um projeto coordenado pela Sudecap e foi implantado na região Leste em agosto de 2009. O objetivo é alertar, monitorar e orientar famílias que se encontram nestas áreas em caso de chuvas fortes. Belo Horizonte possui 40 núcleos, que mobilizam cerca de 408 voluntários. Na região Leste são 32 membros e três núcleos. Este trabalho de prevenção tem evitado maiores acidentes, pois as áreas mais críticas são monitoradas durante todo o ano e são detectadas com antecedência necessidades pontuais como limpeza de córregos, retirada de lixos e execução de pequenas obras.
Segundo Solange Araújo, coordenadora de Formação dos NACs de Belo Horizonte, uma das estratégias utilizadas em caso de previsão de chuva forte é o alerta encaminhado, através de mensagens para cerca de 110 celulares cadastrados, quando a previsão de chuvas é de até 30 mm. A partir de 30 mm a equipe telefona também para pelo menos um dos representantes de cada núcleo.
Solange disse que os voluntários recebem capacitação contínua para prevenir, monitorar e combater os riscos e desempenham papel muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos. “A participação dos voluntários é de fundamental importância no sentido de preservar a vida dos moradores, além de prevenir contra perdas materiais”, reafirma Solange. A coordenadora ressalta que conta com a colaboração, o sentimento de solidariedade, o compromisso e a sensibilidade destes agentes comunitários.
Antes do período de chuvas é realizada vistoria coletiva que envolve a limpeza urbana regional, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Copasa, equipes de manutenção das regionais, membros dos Nacs e efetivo envolvimento dos agentes comunitários que auxiliam na elaboração do Plano de Contigência da Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário