segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sistema integrado de fiscalização apresenta bons resultados na Regional Leste


       Na Regional Leste, desde agosto, fiscais que atuam nos bairros Saudade, Esplanada, Santa Efigênia, Vera Cruz e Paraíso, dentre outros, já utilizam o Sistema Integrado de Fiscalização (SIF), com resultados satisfatórios. Os fiscais de outras áreas da região já estão em treinamento e, em novembro, já estarão aptos a aderir ao sistema.

        Os fiscais contam com aparelhos smartphones e impressoras portáteis para consultas à legislação, registro de notificações e impressão imediata dos autos. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Fiscalização (Smafis) em parceria com a Prodabel.

    Os benefícios do sistema são o aumento da mobilidade, maior confiabilidade das informações, automatização da rotina interna, maior produtividade fiscal, utilização de indicadores, mapeamento e análise de risco, padronização e monitoramento de processos e resultados, e otimização do tempo de atendimento.

      Segundo o gerente regional de Fiscalização Integrada da área que já utiliza o sistema, José Carlos Costa, os resultados são bons. “Sob a supervisão dos multiplicadores, a fiscalização atende a todas as demandas, principalmente, as que estão registradas no Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC)”, explica. Os servidores foram treinados para o manuseio dos aparelhos e a utilização do sistema através dos multiplicadores, capacitados pelos técnicos da Smafis.
       Foram realizados, em agosto e setembro, 142 atendimentos ao SAC e 34 autos emitidos, incluindo notificações e apreensões. Há, também, serviços especiais, como os plantões nos dias de jogos na Arena Independência, que contabilizaram mais de 72 horas de trabalho, e as atividades externas com apreensão de faixas, mercadorias de ambulantes, coibição de bota-fora clandestino e verificação de áreas de ponto limpo.

       De acordo com o fiscal integrado Cézar Cota, que trabalha na Prefeitura há 13 anos, o sistema melhorou muito o serviço. “Foi uma virada na forma de atendimento. A capacidade de resposta é muito mais rápida. A população vê que a Prefeitura está melhorando o atendimento”, disse.

       A fiscalização integrada foi adotada pela Prefeitura em novembro de 2011 (lei 10.308) e engloba cinco áreas de atuação: posturas, vias públicas, limpeza urbana, obras e controle ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário