terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto de intervenção no trânsito é apresentado aos moradores dos bairros Santa Tereza e Floresta



Com a presença de lideranças, comerciantes e moradores dos bairros Floresta e Santa Tereza e de membros da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) e da BHTrans, foi apresentado em uma reunião no auditório da Regional Leste, no bairro Floresta, propostas de intervenção no trânsito dos dois bairros.

O anteprojeto do bairro Floresta, que tem como foco as avenidas do Contorno e Assis Chateau­briand e a rua Itajubá, foi apresentado pela arquiteta Lívia Faria de Oliveira e considerou o sistema viário que funciona hoje, a avaliação da circulação de veículos em horários de pico, além de indicativos como velocidade média, percurso, densidade, número de paradas por veículo e o comportamento dos motoristas.

O projeto do bairro Santa Tereza, apresentado pela arquiteta Daniela Lima Nunes Coelho, tem como objetivo promover o orde­namento dos movimentos veiculares nas áreas de abrangência, implementar medidas de segurança viária e controlar a velocidade praticada pelos condutores, oferecendo mais segurança aos pedestres. 

Para melhorar o fluxo de veículos e o trânsito foram apresentadas alternativas de implantação de sinalizações e novas travessias para facilitar a acessibilidade, além de instalação de grades, acréscimo de calçadas, ilhas físicas e faixas que aumentam a segurança do pedestre em pontos de embarque e desembarque de passageiros, entre outras mudanças importantes para motoristas e pedestres. 

Maria Odila de Matos, representante da BHTrans, disse que o projeto está em fase de avaliação e que o principal foco é a segurança do pedestre e a fluidez no trânsito , segundo ela, todas as sugestões serão analisadas e podem ainda serem alteradas. “É importante ressaltar que as mudanças propostas levaram em consideração sugestões da própria comunidade nos últimos cinco anos”, disse Rita Margarete Rabelo, secretária regional Leste.

Ficou definido que será composta uma comissão, formada por representantes dos dois bairros e coordenada pela BHTrans, para estudarem novas sugestões e possíveis ajustes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário