quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA É APRESENTADO NA REGIÃO LESTE

A Regional Leste, por meio da Gerência de Políticas Sociais, promoveu na última semana um encontro entre servidores técnicos e membros do grupo de Promoção da Igualdade Racial. Durante o evento, foi realizada uma palestra ministrada pela cantora Elzelina Doris, coordenadora do projeto “Cantando a História do Samba”, que tem como objetivo valorizar a história social do samba, a partir do resgate de nossa memória musical.

O projeto idealizado por Dóris percorre escolas públicas e particulares com a finalidade de envolver professores de diversas áreas de conhecimento, por meio de oficinas que buscam desenvolver interação social e uma cultura de paz. A cantora ganhou o Prêmio “Educar para a Igualdade Racial” - Experiências de Promoção da Igualdade Racial/Étnica no Ambiente Escolar, instituído pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades de São Paulo.

De maneira lúdica e bem humorada, a cantora desenvolve trabalho de informação, contando a história de algumas composições e de seus autores. Emocionada, Dóris demonstrou sua paixão pelo samba e o quanto o ritmo teve influência em sua vida e contou sobre os preconceitos sofridos na sua infância pelo fato de ser negra. A cantora lembrou fatos importantes que ocorrem no dia a dia do país e disse acreditar que as ações de combate ao racismo, apesar dos avanços, ainda tem um longo caminho a percorrer. “A discriminação não é social e sim racial. O racismo dói e muitos não têm a oportunidade de conhecer nossas origens e história, que é muito rica” afirmou a cantora, que fará a gravação de seu segundo CD.

Os participantes tiveram a oportunidade de cantar e falar da paixão e da magia que o samba leva para vida de cada um, especialmente no Carnaval. “Cursei História para conhecer e defender a causa dos negros”, contou o psicólogo Luiz Carlos Menezes. O encontro é uma proposta de capacitação e faz parte do planejamento da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário