sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carnaval Contra a Dengue mobiliza comunidade na Regional Leste

Por: GERCOM Leste

Na manhã do dia 16, foi realizado o Carnaval Contra a Dengue na Regional Leste. O evento foi organizado em conjunto pelo CS São Geraldo em parceria com o Conselho Distrital de Saúde e a Comissão Local de Saúde, além das escolas municipais Padre Francisco Carvalho Moreira e Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, e também da creche comunitária da Escola Padre Francisco. A mobilização foi marcada por uma passeata que visou incentivar ações de combate e prevenção a focos do mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 500 pessoas participaram do evento, entre elas, alunos, professores e diretores das escolas, funcionários do centro de saúde, além de membros da Academia da Cidade do bairro Boa Vista.

Foto: GERCOM Leste
A passeata começou na Avenida Itaituba, passando por ruas e avenidas do bairro e terminando com concentração na Praça do Santuário São Geraldo. O evento foi animado por instrumentos musicais tocados pelas bandas da E.M. Padre Francisco e da E.M Aníbal Machado de Sabará, que agitaram as ruas e a rotina dos moradores no trajeto da marcha.  

Segundo Patrícia Gontijo, que trabalha na equipe de Zoonoses do CS São Geraldo, o bairro vem apresentando aumento no índice de pessoas com sintomas de Dengue. Ela falou sobre a importância nas ações de combate ao mosquito que também é transmissor da Zika e da febre Chikungunya. “A gente está deixando bem claro para a população o cuidado que devemos ter para combater o mosquito e prevenir estas doenças. É um trabalho que precisa ser feito em conjunto, entre os moradores, os agentes de zoonoses e todos os envolvidos”.

O Carnaval Contra a Dengue mostrou que até mesmo as crianças estão mobilizadas nas ações de prevenção e que os jovens têm um papel importante na conscientização de suas famílias. “A gente conta com os estudantes como multiplicadores. Apesar de serem jovens, eles mostram interesse. A gente deposita nas crianças a esperança de que eles levem informações às famílias para que cobrem ações que realmente tragam resultados”, disse Patrícia Rocha, diretora da EM Monsenhor João Rodrigues de Oliveira.

Foto: GERCOM Leste
“Para nós o Carnaval não é só festa. A gente está conscientizando a comunidade para que eles não sejam pegos de surpresa e para que estejam sempre alertas contra os perigos causados pelo mosquito”, disse Antônio Augusto, 13 anos, aluno da EM Padre Francisco.

Conselheira Municipal de Saúde, Adriana Martins destacou a importância das ações realizadas no Carnaval Contra a Dengue. “A saúde e a educação são parceiras nesse tipo de atividade. A Dengue é uma epidemia, mas se todos nós estivermos conscientes e unidos, ela pode ser combatida. O Carnaval Contra a Dengue é uma forma de chamar a atenção, para conscientizar toda a sociedade de que o homem tem um papel primordial para que todos nós tenhamos uma boa qualidade de vida e saúde”.

“Esse movimento é realizado há oito anos e sempre procuramos ideias novas para estar motivando e sensibilizando a população. Essa experiência já está consolidada e vem apresentando bons resultados. As pessoas saem na rua para ver a passeata, entregamos panfletos e também motivamos e conscientizamos a geração mais jovem nessas ações de combate e prevenção”, disse Marisa Costa, enfermeira que atuou na organização do Carnaval Contra a Dengue.

Foto: GERCOM Leste

Marlon Derick Chagas da Silva é Auxiliar de Apoio À Inclusão na EM Padre Francisco Carvalho Moreira, e avaliou a ação. “A atividade ajudou na integração da escola com a comunidade e alertou a população para o perigo de não combater o mosquito Aedes Aegypti. O processo de preparação dos alunos ocorreu ao longo da semana com grande participação para preparar as máscaras e os cartazes. A participação da banda da escola foi muito positiva.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário