quinta-feira, 19 de maio de 2016

Regional Leste promove seminários de capacitação



   A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Leste, realizou dois dias de seminários de capacitação com servidores das áreas de políticas sociais no final do mês de abril. Cerca de 100 pessoas, entre servidores e representantes dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) participaram dos debates módulos I e II, realizados no auditório da regional, no bairro Floresta.

   Com objetivo de capacitar as equipes na execução dos serviços prestados aos usuários, o primeiro dia do evento teve como tema “Intersetorialidade e território”.  Na abertura, Fátima Félix de Oliveira, gerente regional de Políticas Sociais Leste, enfatizou a importância de seminários como este. “O objetivo é promover a integração entre os técnicos da assistência social média complexidade”, explica. 

   Durante o primeiro dia de debate, Sônia Lopes, coordenadora do CREAS Leste disse que esta troca de experiências ajuda no aperfeiçoamento dos atendimentos. “É muito importante esse momento de reflexão e aprendizado. Podemos reciclar e pensar de outra forma para melhorar ainda mais nossos relacionamentos profissionais”, comenta. 

   A palestrante convidada para o evento, Mara Rúbia de Souza, gerente regional de Transferência de Renda e Geração de Trabalho Noroeste, afirmou que os técnicos precisam se colocar no lugar da pessoa que está sendo atendida. “Ao chegar a um local de grande vulnerabilidade social, precisamos fazer parte daquele ambiente, só assim, vivendo o local, nós vamos conseguir passar verdade e confiança em nosso trabalho”, explica. 

   Já no segundo dia, o tema apresentado foi “Serviços CRAS”. Joana de Rezende Schiavon, técnica do CRAS Mariano de Abreu, e Solange Bueno, psicóloga do CRAS Alto Vera Cruz, foram as palestrantes convidadas. “Muito importante mostrar o dia a dia do CRAS e suas complexidades para nossos colegas, isso ajuda o alinhamento e o papel de cada um dentro das atividades,” afirma Joana. A agenda de capacitação social por meio de seminários segue até o final do ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário