segunda-feira, 18 de abril de 2016

Nova sede do Centro de Saúde São Geraldo é entregue à população

    Na sequência da execução do plano de investimento na infraestrutura da atenção primária à saúde, que inclui a construção, reforma e ampliação de unidades de assistência no município, a Prefeitura de Belo Horizonte entregou no último sábado, dia 16, mais um importante equipamento à população: a nova sede do Centro de Saúde São Geraldo, na Avenida Itaituba, 318, Bairro São Geraldo, na Região Leste. O empreendimento foi uma conquista da população através do Orçamento Participativo.

    Instalado em um terreno de 1.490 metros quadrados, o novo centro de saúde substitui um equipamento antigo, cujo espaço físico muito modesto restringia o atendimento aos usuários. Agora, a unidade dispõe de instalações modernas e amplas, que oferecem mais conforto aos pacientes e trabalhadores. São 12 consultórios, ampla sala de recepção, salas de farmácia, vacina, coleta de sangue, fraldário, curativos e espaço para atividades de prevenção e promoção à saúde, distribuídos em 800 metros quadrados de área construída. O projeto contempla, também, a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, com vagas exclusivas na garagem, plataforma e rampas. O investimento na construção da nova sede foi de R$ 2,7 milhões.

    Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, secretários municipais e moradores do bairro, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, reforçou a importância da ampliação e qualificação dos serviços prestados à comunidade. “O centro de saúde é a porta de entrada para um atendimento mais complexo. Por isso, é de extrema importância que esta atenção primária seja qualificada e eficiente. Nesta nova sede do Centro de Saúde São Geraldo, os usuários terão à disposição uma boa infraestrutura, assim como irão participar de ações de promoção à saúde”.  

    O Centro de Saúde São Geraldo conta com 80 profissionais. São quatro equipes de saúde da família completas, com médicos generalistas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem. A equipe de apoio é formada por clínico geral, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, dentistas, auxiliares de saúde bucal, assistente social, acupunturista, fonoaudiólogo, farmacêutico, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta e pessoal administrativo.  

    Além da assistência médica e odontológica, a unidade oferece diversas atividades na área externa, onde são desenvolvidas ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), como grupos operativos de hipertensos, obesos, diabéticos e gestantes. 



 Centros de Saúde 

    
O modelo assistencial em Belo Horizonte é fundamentado a partir da atenção primária (atenção básica). Os centros de saúde são a porta de entrada prioritária do cidadão em um sistema de saúde hierarquizado e regionalizado. BH conta com 148 centros de saúde, localizados em todas as regiões da cidade. Atualmente, Belo Horizonte possui 588 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que garantem uma das maiores coberturas do País.



Um comentário:

  1. Excelente posto de saúde. As enfermeiras são extremamente atenciosas. Parabéns

    ResponderExcluir