quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Apresentação do balanço do Planejamento Participativo reúne moradores da região Leste



    Moradores e lideranças comunitárias participaram na quinta, dia 29, da reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR), realizada na Escola Municipal Padre Francisco de Carvalho, no bairro São Geraldo. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, fez um resumo das 56 propostas apresentadas pelos moradores do território Leste 1 (L1), nos encontros do PPR de 2011, mostrando o status atual de implantação ou realização das sugestões. O secretário também respondeu perguntas dos moradores presentes, acompanhado pelo secretário regional Leste, Eduardo Janot.

    Uma das propostas foi a ampliação do diálogo entre a Prefeitura e as lideranças comunitárias, sugestão contemplada com a criação do Fórum Municipal de Associações de Bairros, evento realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Governo, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada. A proposta em questão exemplifica uma das principais características do PPR, apontada pelo secretário municipal de Governo, Vitor Valverde, durante o encontro do território L1. “O Planejamento Participativo é uma ótima oportunidade para discutir não só os interesses pessoais de cada cidadão, mas principalmente os interesses coletivos, demandas que atendam toda a cidade”, ressaltou.

    Maria Aparecida de Souza, moradora do bairro Boa Vista, aprovou a iniciativa da Prefeitura em dar retorno às propostas dos cidadãos e ressaltou a importância da reunião. “Com essa atividade, a população tem uma resposta dos questionamentos levantados nas rodadas do PPR. Esse retorno, com certeza, agradou a comunidade, pois ela foi ouvida. Participei ativamente do processo e acredito que, aos poucos, as demandas serão atendidas”, disse.






    O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR, que vai chegar até os 40 territórios da cidade até maio do ano que vem, será realizada no território Nordeste 5 (NE5), amanhã, às 19h, na Escola Municipal Governador  Carlos Lacerda (Rua Princesa Leopoldina, 490, Ipiranga).

Acompanhamento das propostas

    De acordo com a metodologia de monitoramento e acompanhamento das propostas, que está sendo apresentada durante as reuniões em cada um dos territórios, os moradores poderão consultar o status das sugestões apresentadas por meio de diversos canais, que envolvem atendimentos presenciais, telefônicos e consultas ao Portal da Gestão Compartilhada (gestaocompartilhada.pbh.gov.br). No caso da região Leste, o plantão de atendimento do PPR será feito na secretaria regional (Rua Lauro Jacques, 20, bairro Floresta), pessoalmente ou pelo telefone 3277-4266. As informações sobre as ações do programa em cada território, bem como as agendas de reuniões do PPR também podem ser acompanhadas pelo Portal da Gestão Compartilhada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário