sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Regional Leste escolhe empreendimentos do OP 2015/2016



     A Regional Leste realizou no domingo, dia 30, a última etapa do Orçamento Participativo 2015/2016: o Fórum Regional. Os 85 delegados com direito a voto se reuniram na Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, localizada no bairro São Geraldo. Participaram do evento representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, Sudecap, Ubel, lideranças comunitárias, além do secretário Regional Leste, Eduardo Janot. O trabalho transcorreu em um clima de tranquilidade e parceria entre os delegados, que durante todo o dia puderam defender as suas obras e contribuir para que outras comunidades também fossem beneficiadas.




     Mais de 15 milhões de reais foram disponibilizados e doze empreendimentos foram escolhidos nas quatro territórios da regional. As obras contempladas foram: abertura de ruas nos bairros Boa Vista e São Geraldo, implantação de sistema de videomonitoramento no bairro Santa Tereza, construção de quadra poliesportiva no bairro Sagrada Família, abertura de beco no bairro Alto Vera Cruz, elaboração de projetos executivos na Vila São Rafael e Cônego Pinheiro, nos bairros Mariano de Abreu, Nova Vista e Granja de Freitas, além da construção de ciclovia (segunda etapa) no bairro Pirineus.

     O Secretário Adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Leite parabenizou os participantes e ressaltou a importância do Orçamento Participativo. “Temos certeza que o OP deve continuar, pois é instrumento de fortalecimento das lideranças. É a definição das melhores obras para a cidade. Gostaria de parabenizar a todos pelo compromisso com esse trabalho e isso pode ser visto em todas as fases do processo”, ressaltou.

     O Secretário de Administração da Regional Leste, Eduardo Janot Pacheco Lopes agradeceu a presença e participação da comunidade em todas as etapas do OP 2015/2016 e ressaltou o processo. “A responsabilidade de vocês que são lideranças com credibilidade em suas comunidades é grande. O OP é ferramenta de resgate da cidadania e serve como um norteador para as políticas do governo que utiliza destas demandas para fazer planejamentos e executar obras. Foi destacado aqui que 80% das obras solicitadas já foram concluídas, o que é muito positivo”, concluiu.
    Orlando Francisco de Menezes, mais conhecido como Cassetete, liderança da Vila São Rafael, agradeceu a confiança em colocá-lo como representante dos delegados e frisou que o caminho para conseguir melhorias para as nossas comunidades é através do OP. “É um trabalho difícil, mas é importante que as pessoas se comprometam, pois, a união de todos faz com que as coisas aconteçam. Não podemos nunca desistir deste espaço que temos para lutar pelos nossos desejos”, disse.

     Ethel Alves de Lima Santos, moradora do bairro Alto Vera Cruz estava muito feliz. Seu empreendimento, a urbanização do Beco Ipatinga que não possui acessibilidade nem vazão para água de chuva, foi aprovado. “Achei a caravana ótima, pois pudemos presenciar e sentir o a necessidade dos moradores. Vimos a realidade de outras pessoas e por isso ficou mais fácil votar. Acho esse processo de votação muito democrático, transparente e confiável. Todas as conquistas são feitas no voto, sem interferência de ninguém. Acho que a população tem que se conscientizar e participar cada vez mais”, finalizou.

     Para encerrar o evento foram eleitos os 30 membros da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (COMFORÇA) e seus suplentes. Eles serão responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos. Todos os meses são realizadas reuniões para discutir o andamento das obras, bem como a prestação de contas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário