quinta-feira, 30 de julho de 2015

Centro de Saúde Paraíso promove encontro para gestantes

     A gravidez é um período mágico para a mulher, quando tudo muda e ela passa a cuidar não somente da própria saúde, como também do seu bebê. É nesse momento que as dúvidas e as incertezas surgem. Com o objetivo de auxiliar as futuras mamães, o Centro de Saúde Paraíso, que fica na região Leste, promoveu neste mês o Encontro para Esclarecimento às Gestantes. A reunião, especialmente voltada para as gestantes atendidas na unidade, priorizou os assuntos para as mães que estão nas semanas finais da gestação. As gestantes que participaram puderam esclarecer dúvidas e participar de atividades que valorizam a autoestima feminina.

      Sessenta gestantes fazem acompanhamento de pré-natal naquela unidade. A programação contou com roda de conversa sobre direito das gestantes, amamentação, sinais e sintomas do trabalho de parto, todas ministradas pelas profissionais da unidade, entre elas a gerente Andréia Alonso, a enfermeira do Núcleo de Equipe da Saúde da Família, Silvana Félix, e a médica generalista Georgina Giori. Segundo Andréia Alonso, o centro de saúde é o local de apoio à saúde da gestante. Por isso, pelo menos uma vez por mês, realiza encontros como este. “Nós fazemos o acompanhamento da saúde das gestantes durante todo o período da gestação e essa abordagem é para tirar as últimas dúvidas que ainda as incomodam”, comentou.

      A participação das gestantes, com perguntas sobre as suas dúvidas, é fundamental. A auxiliar de serviços gerais, Andréia Souza Santos, de 33 anos, está grávida de 37 semanas do seu primeiro bebê, Gabriel Henrique. Ela contou durante o encontro que já passou por vários sustos durante a gravidez e que tinha muitas dúvidas. “Vim sanar minhas dúvidas, porque sou diabética, minha gravidez é de alto risco e me preocupo com a minha a saúde e a do meu bebê. O encontro atendeu a minha expectativa”, disse.

      Outra gestante que saiu do evento satisfeita foi a estudante de Psicologia, Raquel Fernanda Silva de Assis, de 21 anos, grávida de 30 semanas de um menino. A gravidez não estava nos planos da jovem e ela ainda tinha muitas dúvidas referentes ao final da gravidez e sobre a amamentação. “O que mais me chamou a atenção foi a explicação sobre a amamentação e a posição mais adequada para amamentar meu filho. Agora estou mais bem informada”, elogiou.

      Ao final do encontro, foram distribuídas lembrancinhas para as participantes, que também tiveram direito a uma sessão fotográfica individual, com fotos tiradas pela médica da unidade. As grávidas também ganharam maquiagem, por duas maquiadoras voluntárias e, uma canjica.




Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário