quinta-feira, 9 de abril de 2015

Servidora Municipal mostra seu talento na exposição “Traços e Traçados”

     Marcada por curvas e cores vibrantes, a exposição “Traços e Traçados”, da artista plástica e servidora municipal Simone Andere, ocupou o Centro Cultural Pampulha (Avenida Expedicionário Paulo de Souza, nº 185, Urca) durante todo o mês de março. As peças da exposição sãoinspiradas por linhas rupestres e gráficas e na reutilização de objetos do cotidiano, como calotas de carro inutilizadas, potes plásticos, tampas de panelas e de latas de molho.
     Professora da Rede Municipal de Educação, Simone Andere tem uma preocupação especial com o meio ambiente e com a grande quantidade de materiais descartados normalmente no lixo. “Sempre busquei uma forma de reutilizar objetos que não podem ser reciclados. Na reutilização de tampas, latas e plástico acabei percebendo a curiosidade das pessoas ao tentar identificar quais eram esses elementos escondidos por trás das cores”, explica.


      Para a artista, o retorno que teve das pessoas que visitaram a exposição foi gratificante. Ela acredita que, por meio da arte, é possível transformar ações comuns em atitudes positivas. “A arte permite a fluência dos sentimentos e a efetivação da iniciativa própria de tentar, independente do resultado. Espero que a exposição tenha sido provocadora da vontade e da iniciativa das pessoas para reutilizar coisas que iriam virar lixo”, disse.
     Mensalmente, o Centro Cultural Pampulha abre espaço para a exposição de trabalhos de artistas para fomentar o interesse da população pela arte. O gerente do centro, Marcelo Derussi, testemunhou o impacto que a mostra provocou nos visitantes: “O trabalho dessa artista, moradora da Pampulha, despertou grande interesse nas pessoas de diversas faixas etárias que visitaram a exposição. Muitos se referiram às obras como «pinturas de alegria», tamanha a vivacidade das peças. O fato de ser uma servidora pública municipal, atuante e militante também na causa de defesa dos animais e da natureza, faz da Simone uma pessoa diferenciada e muito interessante”.
A artista
      Formada em Licenciatura e Artes Plásticas pela Fuma-MG em 1989 e professora de Artes concursada na PBH há 23 anos, Simone Andere é pura criatividade. Nas cores fortes e combinações audaciosas, promove a junção entre a expressão das formas, grafismos e o mundo multicor das tintas, que imprimem nos objetos e telas a simplicidade das suas formas.
       Para Simone, trabalhar com desenho geométrico e arte é um caminho para encantar as pessoas e contagiá-las com a vontade de expressar a arte. Nas oficinas realizadas pela artista, o ponto alto é o conceito de que arte não precisa ser “cópia perfeita da realidade” e sim a expressão dos reflexos, movimentos e pensamentos de cada um em suas particularidades. “Meu trabalho consiste no convencimento de que a arte pulsa em todo ser humano, e cada um a expressa da sua forma”, explicou. Esta foi a 3ª exposição da artista. Em maio, a mostra “Traços e Traçados” estará em exposição no Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Regina – Barreiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário