Com uma significativa participação da população, a Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia, recebeu no final de março, a Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente da Regional Leste. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre alunos do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais da região, lideranças comunitárias, profissionais ligados ao setor de educação e servidores da PBH. A secretária municipal de Polícias Sociais, Luzia Ferreira, o secretário adjunto da Regional Leste, Antônio Adônis Pereira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcia Alves, e a gerente regional de Polícias Sociais Leste, Fátima Félix de Oliveira, também participaram do encontro.
A coordenadora do curso técnico em administração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Ludmila Murta, fez uma apresentação sobre o tema da Conferência Municipal, que será realizada neste mês, e debaterá a “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Ludmila também falou sobre os cinco eixos estratégicos que foram discutidos nos grupos formados na pré-conferência: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Proteção e Defesa dos Direitos, Protagonismo e Participação, Controle Social da Efetivação dos Direitos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao final do evento, foram eleitos 26 delegados, sendo 16 adultos e 10 crianças e adolescentes, que vão participar da Conferência Municipal.
Conferência Municipal
A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada nos dias 27 e 28 deste mês e contará com a participação de conselheiros do CMDCA, conselheiros tutelares, autoridades convidadas, palestrantes, observadores da sociedade civil e delegados eleitos nas pré-conferências regionais. O evento visa a fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos, serviços, programas e projetos públicos e privados. Além disso, os participantes do evento irão propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente e eleger os delegados que representarão Belo Horizonte nas conferências Regional e Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário