quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Novos membros do Conselho de Saúde da Regional Leste tomam posse

       Foi realizada no início de setembro a posse dos novos integrantes do Conselho Distrital de Saúde da região Leste. O evento na sede da regional localizada no bairro Floresta nomeou 56 membros que têm como objetivo a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo é formado por representantes dos usuários dos centros de saúde (14 membros mais suplentes), sete trabalhadores (com o mesmo número de suplentes) e sete gestores (também com suplentes), que irão cumprir a tarefa por dois anos.
            Ivan Mateus Dutra é o novo presidente da mesa diretora e representa os usuários que utilizam o sistema. “Todos que aqui estão acreditam no SUS e vamos trabalhar para que haja melhorias na regional. Espero contar com o apoio de todos”, disse o conselheiro que representa o Centro de Saúde Alto Vera Cruz. Também fazem parte da mesa: o Secretário-Geral, representante dos usuários, Custodio Mota Amorim do Centro de Saúde Taquaril, o Primeiro Secretário, Patrícia Marcelino no segmento dos trabalhadores e como Segundo Secretário a gestora, Márcia Cristina Domingues. A mesa diretora possui o mandato de um ano podendo ser reeleita.
            Ao final foi realizada uma palestra com a promotora de justiça, Josely Ramos Pontes que destacou a importância do Conselho Distrital e esclareceu dúvidas dos novos membros e demais presentes na solenidade. “Aqui é um local de atenção, vigília, preocupação para refletir como anda o funcionamento, as ações e encaminhamentos da saúde. Que das discussões possam sair resultados e propostas de melhorias para a população”, concluiu.
            Na reunião também foram escolhidos os representantes da Regional Leste no Conselho Municipal de Saúde: a titular, Kátia Valéria dos Santos Silva do Centro de Saúde Vera Cruz e Marisete Amaral Leão do Centro de Saúde Mariano de Abreu, como suplente.
            O Conselho de Saúde é um grupo formado por voluntários eleitos pela comunidade. A comissão foi criada pela Lei federal 8.142, de 28/12/90, que regulamenta o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os meses o Conselho Distrital de Saúde se reúne para acompanhar as politicas de saúde locais e propor soluções para os problemas identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário