segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Artistas grafitam muros nos bairros Alto Vera Cruz e Granja de Freitas em prol da cultura da paz e da segurança nos trilhos

          A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Leste, realizou no último final de semana uma grande ação de grafitagem. A atividade, denominada Paz nos Trilhos da Leste, contou com o apoio da empresa VLI e foi realizada na Escola Municipal Israel Pinheiro (Rua Desembargador Bráulio, 1.147, bairro Alto Vera Cruz) e no residencial Jardim das Oliveiras (Rua São Vicente, 530, blocos 1 e 2), localizado no bairro Granja de Freitas.

       A grafitagem nos muros foi temática, com mensagens e imagens relacionadas ao convívio harmonioso da comunidade com o trem e ao combate ao vandalismo, visando sempre a segurança de pedestres, moradores e motoristas. Outro objetivo foi mobilizar a comunidade por meio da atividade artística que propicia uma melhor convivência entre os moradores da região. Foram convidados cerca de 40 grafiteiros das próprias comunidades.
           O grafiteiro Julio César foi um dos organizadores do evento e ressaltou a importância da atividade. “Além de ser esteticamente bonito, uma arte, trazemos cultura para a população. Cada pessoa que está aqui transmite a sua ideia e o seu pensamento. É uma forma de agregar as pessoas”, disse o oficineiro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Alto Vera Cruz e participante do projeto Guernica. Para o grafiteiro Leandro Sávio, que mora no bairro Horto, o grafite tem um fator positivo, que é a apropriação dos espaços pela comunidade. “Tem o poder de renovar e de chamar a atenção. É isso que estamos fazendo nessa escola”, afirmou.
      Subsíndica do residencial Jardim das Oliveiras, Ana da Conceição Rodrigues acompanhou os trabalhos. “Por meio dos desenhos os artistas conseguem expressar muitas coisas, como mensagens bonitas, de reflexão e convívio com o ser humano e a natureza. Oferecemos o muro do nosso residencial para esse trabalho e agora os outros blocos querem também”, comentou.
           Segundo a gerente regional de Políticas Sociais, Fátima Félix de Oliveira, as ações foram coordenadas pelas unidades do BH Cidadania da região Leste. “Queremos levar a cultura da paz para outros locais também”, enfatizou. A campanha começou no final do ano passado, quando foi grafitado um quilômetro de muro da VLI, no bairro São Geraldo. Em setembro as atividades continuam no bairro Mariano de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário