sexta-feira, 18 de julho de 2014

Espetáculo de dança no bairro São Geraldo reflete multiculturalidade do Brasil

         O Centro Cultural São Geraldo (avenida Silva Alvarenga, 548, bairro São Geraldo) recebe amanhã, às 17h, o espetáculo de dança contemporânea “Cancioneiro do Imigrante”, do grupo Sala B. A partir da concepção coreográfica e do roteiro musical, a obra coloca lado a lado japoneses e alemães, índios e sírios libaneses, africanos e italianos, de modo a proporcionar a apreciação da nossa cultura múltipla e ímpar. O espetáculo tem direção e coreografia de Fernando de Castro, fundador da Escola Grupo Corpo, e foi desenvolvido a partir do projeto Memória Musical Brasileira, da musicista e intérprete Ana Maria Kieffer. A atividade é gratuita.
        Através da trilha sonora, composta por canções tradicionais de comunidades que se fixaram no Brasil e dos povos indígenas e africanos, o Cancioneiro do Imigrante amplia nossa compreensão do rico universo cultural brasileiro. É uma proposta de diálogo multicultural, que tem como objetivo estimular a reflexão sobre valores culturais importantes para o reconhecimento de identidades brasileiras, retratando também a possibilidade de convivência pacífica entre povos de origens diversas. O próprio grupo, composto por bailarinas argentinas, norte-americanas e de algumas regiões do país, serviram de inspiração para a realização do projeto.
      O grupo de dança contemporânea Sala B foi criado em 2011 com o objetivo de desenvolver um trabalho autoral, criando assim um novo diferencial estético na dança contemporânea. Ele é apoiado pela infraestrutura do Corpo Escola de Dança e busca ocupar um lugar de destaque no cenário artístico nacional. Formado por bailarinos com trajetória artística conceituada e formação técnica em dança clássica e contemporânea, o Sala B é dirigido e coreografado por Fernando de Castro. Ele é fundador da escola e do Grupo Corpo, no qual também atuou como bailarino em diversas produções pelo mundo, além de ter estado à frente da direção artística e coreográfica de inúmeros espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário