O Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência da Regional Leste realizou no último mês a 4ª Oficina do Brincar, na Escola Municipal Professora Marília Tanure, no bairro Esplanada. O objetivo foi integrar as famílias e trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência. Cerca de 60 pessoas participaram do evento.
A Oficina do Brincar é uma modalidade de atendimento lúdico do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência (SPSPD) e consiste na realização de encontros fora do ambiente doméstico, que são previamente organizados com as famílias atendidas pelo serviço. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das relações de pessoas com deficiência nos âmbitos familiar e comunitário. Propicia também vivência lúdica entre familiares e amigos, incentiva momentos de alegria, criatividade e aprendizagens, além de estimular encontros de pessoas de várias gerações. O público prioritário é formado por famílias acompanhadas pelo educador social/brincante e outras indicadas pelos técnicos do serviço.
Para esta edição da oficina, intitulada Circuito da Alegria, a equipe preparou uma gincana com cinco provas: mímica, o que é o que é?, acerte o cone, quebra-cabeça e estoura balão. Foram criadas dez equipes com três pessoas cada, sendo que a criança com deficiência tinha que ser um dos integrantes, destacando seu protagonismo e a condição de sujeito de direitos. Ao final da atividade, todos os participantes receberam uma medalha de vencedor e as famílias partilharam um lanche coletivo e ganharam o livro “Viagem Inclusiva”, que conta um pouco da história do programa. As crianças atendidas pelo programa também ganharam presentes.
Maria Efigênia da Silva Medeiros, de 45 anos, educador social/brincante, frisou a importância do trabalho. “Tentamos fazer com que todos se sintam iguais e incluídos socialmente. O encontro das famílias é interessante porque elas trocam informações, experiências e brincadeiras. A participação das famílias foi intensa e o retorno muito positivo. Atingimos o objetivo”, comemorou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário