segunda-feira, 29 de julho de 2013

Regional Leste comemora dia Nacional do Homem


     O Dia Nacional do Homem, 15 de julho, foi comemorado em todo o prédio da Regional Leste, no bairro Floresta. Servidores passaram em todas as gerências e mediram a pressão arterial e a glicemia dos homens. Os dados eram anotados em um cartão individual que contava também com dicas para controlar a pressão arterial. A atividade foi planejada e desenvolvida pelas gerências de Comunicação Social, Atenção à Saúde e Gestão do Trabalho Leste. 
     A enfermeira da Gerência Distrital de Atenção à Saúde Leste, Maria Célia Gomes, foi a responsável pelas medições e ressaltou que os homens ficaram envaidecidos ao serem abordados para cuidar da saúde. “Normalmente não se vê muitos homens procurando um sistema de saúde para fazer este tipo de cuidado e foi onde conseguimos chamar a atenção. Afinal, o trabalho de prevenção é muito importante não só para os homens, mas para todas as pessoas. Uma boa alimentação, a prática regular de exercícios físicos e ter momentos de lazer também são fundamentais para uma melhor qualidade de vida”, afirmou. 
     Fernando Estrela Arantes, assistente administrativo da Gerência Administrativo-Financeira Leste ,avaliou de forma positiva os trabalhos. “Nós, homens, não somos tão cuidadosos quanto as mulheres em relação à saúde. É uma ação discreta e importantíssima para a saúde e o bem estar do servidor”, disse.

Data 
     O Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro e as comemorações foram iniciadas em 1999. No Brasil, desde 1993, de forma não oficial, o Dia do Homem é comemorado em 15 de julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. A data foi criada com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde dos homens e seu bem estar social, emocional e físico. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se deve ao fato de estarem mais expostos à violência e por não se preocuparem com a prevenção, ou seja, só procuram atendimento quando o quadro clínico de saúde está bastante comprometido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário