O programa Adote o Verde é uma parceria entre a administração municipal, empresas privadas e comunidade. O seu objetivo é viabilizar a implantação e, principalmente, a manutenção de praças, jardins e canteiros da cidade. Na região Leste, entre as áreas adotadas, estão duas praças muito utilizadas pela população, nos bairros Alto Vera Cruz e Sagrada Família.
A Praça João Lodero, no bairro Alto Vera Cruz, é adotada pelo grupo Meninas de Sinhá, de grande importância cultural para a cidade. A aposentada Valdete Cordeiro, de 73 anos, representa as cantoras e explica a importância do espaço. “É um lugar onde as pessoas da terceira idade fazem ginástica e famílias com os seus filhos se divertirem”, comentou. A praça fica no encontro das ruas Itaipu e General Osório e possui 3.480 m².
A expectativa é que o local seja ainda mais utilizado pela população com aparelhos de ginástica e atividades culturais. “Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas participem e que as Meninas de Sinhá façam toda tarde uma seresta na praça”, planeja Valdete. Antes de firmar o contrato todos os adotantes são orientados sobre os cuidados com a praça. “Explicamos como é realizada a poda, o plantio de gramas e mudas e quais são as espécies que estão no local. Mostramos todas as estruturas e como elas devem ser preservadas”, explica Valjean Lopes, responsável pelo programa Adote o Verde na Regional Leste. Além disso, é informada a possibilidade da colocação de placas, nas quais o nome da empresa ou da pessoa física ficam visíveis.
Melhorias
O bairro Sagrada Família é um dos maiores de Belo Horizonte e a Praça Nilo Peçanha, localizada entre as ruas Genoveva de Souza e Conselheiro Lafaiete, é uma das mais recentes adotadas. O fundador e coordenador do SagraTáxi, Luiz Carlos Ramos, de 57 anos, é o responsável pela conservação da área de 895 m². “Temos muita coisa para fazer. Quero melhorar a estrutura da praça e, para isso, vou conversar com as pessoas. O primeiro passo foi fazer a parceria com a Prefeitura”, disse.
Para o frequentador Valdemar Filho, de 61 anos, a iniciativa de adoção é muito boa. “Venho quase todos os dias. Fiquei sabendo que agora há um responsável direto e tenho certeza que ela será bem cuidada”, afirmou. “Eu indicaria esse programa para todos. A Prefeitura pode dar um bom apoio técnico. Se cada um adotasse um espaço a cidade ficaria muito melhor”, comentou Luiz Carlos.
Qualquer pessoa pode adotar uma área e é só procurar a sua regional. Quem quer ser um adotante na região Leste é necessário entrar em contato com Valjean Lopes, na rua Lauro Jaques, 20, no bairro Floresta, ou pelo telefone 3246-1001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário