Comunidade da região Leste pode desfrutar de cursos gratuitos de qualificação, seminários e oficinas de incentivo à leitura
Um espaço que oferece cursos de formação e capacitação, oficinas de arte e música, recebe eventos culturais, realiza debates, seminários, palestras e encontros, além de serviços de incentivo à leitura. Assim é o Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC), que fica no bairro de mesmo nome, na região Leste da capital, local apropriado para manifestações culturais e sociais e que contribui para o desenvolvimento artístico e cultural de vários belo-horizontinos. Inaugurado em 8 de dezembro de 1996, por meio de recursos aprovados no Orçamento Participativo, o CCAVC atende cerca de 800 pessoas mensalmente.
Um dos que curtem o local é o aposentado Germano Cordeiro, que há cinco meses participa da oficina de violão e ressalta a importância da oportunidade gratuita oferecida pelo centro aos moradores da região. "Nem todas as pessoas têm condições para pagar por um curso tão bom. Como sempre gostei deste instrumento, tive grande facilidade para aprender e estou adorando", disse. Ele conta que tem participado do grupo de serenata promovido pelo CCAVC. "Várias vezes já cantamos em abrigos próximos à comunidade. É uma satisfação muito grande poder proporcionar às pessoas momentos de descontração", salientou.
Quem também sabe desfrutar das oportunidades promovidas pelo centro é a aposentada Maria José dos Santos. Com muita empolgação, ela conta que a oficina de violão é uma terapia. "Há um tempo eu tive depressão e ao conhecer o centro a minha vida mudou. Sem contar que sempre indico este espaço para todas as pessoas que têm algum problema de saúde", disse. "Inclusive já comprei um violão e levo a minha mãe comigo para cantar enquanto eu toco", completou. Segundo Maria José, o professor Ângelo tem muita paciência para ensinar os alunos. "Ele é ótimo! Com ele, consegui aprender a tocar músicas sertanejas, o meu ritmo preferido", contou.
Aprendizado
Gerente do CCAVC, Marilene Nazaré explica que o equipamento atende moradores dos bairros Vera Cruz, Alto Vera Cruz, Taquaril, Saudade e Granja de Freitas. "O centro democratiza e aproxima as pessoas das mais diversas faces da cultura à medida que proporciona aos usuários momentos de descontração e aprendizado", destacou. Segundo ela, as atividades relacionadas à música são as que têm um maior número de participantes. "A comunidade recebe bem esse tipo de oficina, sendo que a música e as artes plásticas são as que têm mais demandas", disse.
Serviço
Endereço: rua Padre Júlio Maria, 1.577, bairro Alto Vera Cruz
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 13h.
Todas as atividades são gratuitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário